Navegar para Cima

Notícias

Comunidades maristas da região amazônica participam de atividades sobre a semana do meio ambiente

09/06/2022
Amazônia
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5/6 

​​Foto: Divulgação/Cáritas do Alto Solimões

Como uma forma de sensibilizar a sociedade sobre as questões relacionadas à preservação ambiental, durante a primeira semana de junho é celebrada a Semana Nacional do Meio Ambiente. As Comunidades Maristas da região amazônica, atentas aos apelos do Papa, relacionados à ecologia integral e aos cuidados com a Casa Comum, participam de diferentes iniciativas sobre essa temática, ao longo de todo o ano.  

Os leigos/as e o Irmão que integram a Comunidade Internacional Marista da Amazônia, em Tabatinga, participaram do Seminário em Participação Cidadã: Ecologia Integral, bem viver, sem lixo, sem luxo, organizado pela Cáritas do Alto Solimões. O encontro teve como tema a reflexão sobre o descarte correto de resíduos na cidade, bem como sobre a busca de estratégias para a redução da produção de lixo. Professores e pesquisadores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) explanaram sobre o cenário atual do descarte de resíduos na região e enfatizaram a necessidade de uma ação conjunta e rápida para evitar maiores danos relacionados à poluição. Além do compromisso de realizar ações de conscientização em suas comunidades, os participantes do Seminário também irão articular, junto ao poder público, a possibilidade de construção de um aterro sanitário em Tabatinga para que possa ser encerrado o descarte incorreto de resíduos no atual lixão.  

​​​ Texto auxiliar da imagem

Leigo e Leiga Marista em atividade exploratória no lixão de Tabatinga

Como compromisso assumido coletivamente, a Comunidade Internacional Marista da Amazônia já reforçou as ações de separação correta dos resíduos gerados na Comunidade e criou uma horta semi‑hidropônica com garrafas pets. Além disso, os/as Leigos/as e o Irmão de Tabatinga também estão auxiliando na criação de uma horta coletiva com plantação de árvores frutíferas na comunidade do Xingu, e realizaram momentos formativos sobre a separação correta de resíduos para as crianças, adolescentes e jovens que participam do Projeto Redes.   

​​​ Texto auxiliar da imagem

Horta produzida na Comunidade Internacional da Amazônia

Em Manaus, a Comunidade Marista realizou formações sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente com a Comunidade Arapyun, no vale do Tapajós, e está participando do IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, em Santarém, que encerra nesta quinta-feira, 9/6. 

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos participantes do encontro e em resposta ao Pontífice eles mostram seu compromisso de "fazer-nos, cada dia mais, protagonistas de uma evangelização que contemple os sonhos e os cuidados com a nossa Casa Comum".