Navegar para Cima

Notícias

Celebração marca início da caminhada de jovens no Noviciado Regional

09/02/2022
Vida Partilhada
O Noviciado é uma etapa do Itinerário formativo da Vida Consagrada Marista

​No dia 2/2, foi realizada a Celebração de Admissão dos jovens Postulantes no Noviciado Regional, em Cochabamba, na Bolívia. A cerimônia marcou a entrada de seis jovens na etapa central do itinerário formativo.

A partir desse momento, os seis Postulantes, Daniel (PMBCS), Thiago e José Francisco (PMBSA), Levy, Agostinho e Hiury (PMBCN), seguirão em formação em terras bolivianas ao longo de dois anos e contarão com o acompanhamento da Comunidade Formadora, comp​osta pelos Irmãos Rubens Falqueto (Mestre de Noviços), Otalivio Sarturi e Guillermo Mautino.

A celebração que ocorreu no Dia da Vida Consagrada, 2 de fevereiro, foi transmitida ao vivo no YouTube e contou com a participação dos Provinciais da Região América Sul, Secretário Executivo em término de mandato, Ir. Alberto, Secretário Executivo que está iniciando, Sr. Leonardo Soares, Irmãos e Leiga da Comunidade Ticti Norte, e Leigos de Unidades Maristas de Cochabamba e membros da Comunidade do Noviciado. “Rezemos por eles e seus Formadores. Assim, como Cristo retirou-se ao deserto em preparação para a sua vida pública e o início de Suas atividades messiânicas, o Noviço é convidado a retirar-se de si e das preocupações do cotidiano, para continuar o processo e a caminhada de conhecer-se, aceitar-se, superar-se, converter-se e preparar-se para a vida missionária marista”, comentou o Ir. Benê Oliveira, membro do Conselho e Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul.

Sobre o Noviciado Regional

Com o auxílio da comunidade formadora, o Noviço discerne não somente o que Deus quer dele, mas também examina as suas motivações e aptidões.

“O Noviciado é a etapa central dentro do itinerário formativo para a vida consagrada do Irmão Marista”, afirma o Ir. Deivis Fischer, membro do Conselho Regional e Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia. “Neste sentido, poder vivenciar a celebração de ingresso a tão importante processo é uma alegria que remete a um grande desafio: o desafio de mergulhar no mistério da Trindade, do Deus amoroso que nos criou, chamou e quer de nós uma resposta”, avalia o Ir. Deivis.

O Noviciado Regional é uma iniciativa desenvolvida pela Região América Sul, com o intuito de possibilitar uma formação para os jovens das cinco Unidades Administrativas Maristas dessa região que optam pela Vida Consagrada, a fim de aprofundar o chamado que Deus lhes faz.

Nova caminhada marista, novos desafios

Durante o período em Cochabamba, os Provinciais das cinco Províncias da Região América Sul também realizaram a primeira reunião do Conselho Regional do ano. De 2 a 6 de fevereiro, as principais lideranças canônicas regionais pautaram os desafios da caminhada da Região América Sul para o ano de 2022.

Conheça a Região América Sul

Oficialmente, a fundação data de março de 2016, durante uma assembleia realizada em Florianópolis. Na ocasião, estavam reunidos os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centro-Norte, Centro-Sul, Sul-Amazônia, Cruz Del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Santa Maria De Los Andes (Bolívia, Chile e Peru). Saiba mais detalhes aqui.