Navegar para Cima

Notícias

Rede Marista realiza escutas em processo sinodal

13/05/2022
Institucional
A iniciativa é promovida na PUCRS e nos Colégios Maristas da Arquidiocese de Porto Alegre

O Papa Francisco convocou toda a igreja católica a percorrer uma caminhada preparatória rumo ao Sínodo que será realizado em outubro 2023 e terá como tema: Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Esse processo inclui momentos de escuta de diferentes interlocutores, dentre eles, os jovens. A partir desse pedido do Pontífice, a Rede Marista está participando da Consulta Sinodal realizando momentos vivenciais com jovens da PUCRS e dos Colégios Maristas, localizados na Arquidiocese de Porto Alegre.

Na Universidade, as escutas da etapa pré-sinodal aconteceram em grupos qualitativos em que participaram mais de 60 jovens entre estudantes e colaboradores. Já nos Colégios Maristas, aproximadamente 500 estudantes das unidades de Porto Alegre e Viamão envolveram-se na atividade. Durante os encontros, foram debatidas perguntas diagnósticas e prognósticas acordadas pela Arquidiocese de Porto Alegre.

Para a coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Patrícia Teixeira, práticas como essas, com diálogos integradores, contribuem fortemente com a concretização da cultura do encontro em comunidade educativa. “O tom de esperança em iniciativas impulsionadoras de comunhão, participação e missão, como intenciona o Sínodo, permeou o conteúdo evidenciado pelos participantes. Assim, como propõe o Papa Francisco, experimentamos, nesses dias, o quanto 'é possível encontrar caminhos novos e criativos para trabalhar em conjunto'", avalia Patrícia.

"Foi muito significativo e acolhedor participar desse momento. É muito importante termos espaços de troca e de retomarmos nossos lugares e olhares", relatou um dos participantes da escuta pré-sinodal realizada na PUCRS.

Ao final do mês de maio, todas as instituições educacionais que estão participando da fase de escutas devem encaminhar as respostas obtidas para a Cúria Metropolitana. Conforme explica o Arcebispo Dom Jaime Spengler, ao final do processo espera-se “investigar os sinais dos tempos, fazendo emergir consonâncias, caminhos corresponsáveis e práticas conjuntas em comunhão, participação e missão".

Sobre o Sínodo 2021-2023

O processo sinodal iniciou oficialmente nos dias 9 e 10 de outubro de 2021, em Roma, e seguirá até outubro de 2023, quando será realizada a XVI Assembleia-Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

O Papa Francisco convida a Igreja a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio", afirmou. A sinodalidade é o esforço coletivo e a busca contínua de aprendermos a “caminhar juntos" como irmãos e irmãs que somos. Essa é uma forma de ser Igreja na qual cada pessoa é importante, tem voz, é ouvida, capacitada e envolvida na realização da missão.