Navegar para Cima

Notícias

Missão Vocacional Marista reúne Irmãos e Leigos na Amazônia

10/08/2022
Institucional
As atividades foram realizadas no final do mês de julho

​​​Durante a última semana do mês de julho, foi realizada, na região amazônica, a Missão Vocacional Marista. Neste período, Irmãos e Leigos promoveram visitas pastorais e atividades formativas nas cidades de Guajará (AM), Porto Walter (AC) e Rio Gregório (AC).

As ações desenvolvidas foram motivadas pelo Ano das Vocações Maristas que tem como objetivo trabalhar a cultura vocacional de forma amplificada, apresentando a missão marista e a atuação dos Irmãos e Leigos para diferentes interlocutores.

Uma das atividades realizadas foram os momentos de visita pastoral às famílias dos vocacionados maristas. Os jovens que estão se preparando para a seguir na vida religiosa participam de um itinerário formativo que contempla diferentes etapas. Neste momento, eles estão morando em Porto Alegre (RS) para realizar o acompanhamento vocacional. No período de recesso dos estudos, os meninos retornam as suas cidades de origem para visitar os familiares. A visita foi acompanhada pela equipe de trabalho da Missão Marista.

Além disso, o grupo de Irmãos e Leigos também atuaram junto as comunidades ribeirinhas da Reforma e Estirão de Buenos Aires nas visitas e oração do terço com as famílias. Durante os momentos de aproximação com os moradores da região de Tauari, Tauracá e Rio Grégorio, a equipe se integrou nas atividades da comunidade local participando da missa na Igreja Santo Antônio, do bingo beneficente, e realizando atividades formativas sobre projeto de vida com 30 jovens vindo dessas localidades. 
Para o Irmão João Paulo Vargas​, da Comunidade Marista de Cruzeiro do Sul, essa foi uma experiência muito rica: “nós podemos conhecer as pessoas onde elas estão, em sua essência. Levar os valores de maristas para crianças e jovens e promover reflexões sobre projeto de vida, sonhos e futuro é muito gratificante", avalia.

A equipe de trabalho da Missão Vocacional Marista era formada pelos Irmãos: André Nosini, Edson Rissi, João Paulo Vargas e Carlos Scottá, pelos postulantes: Mardson Souza, Magno Souza e pelos colaboradores: Gustavo Balbinot e Derlane Dourado.

Educação evangelizadora nas escolas da Amazônia

A Missão Vocacional Marista também oportunizou momentos formativo para estudantes e educadores das escolas públicas da Amazônia. Em Porto Walter (AC), cerca de 380 alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Estadual Borges de Aquino participaram as oficinas e dinâmicas sobre a projeto de vida.

Na oportunidade, os Irmãos e vocacionados maristas que conduziram a atividade apresentaram um panorama sobre a atuação da Rede Marista no Rio Grande do Sul e na Amazônia e conduziram atividades com o intuito de oportunizar reflexões sobre o futuro das juventudes e como a vocação marista pode se inserir na vida dos jovens, seja como religiosos ou Leigos.

photo_2022-08-04_10-08-41.jpg

Já no município de Tarauacá (AC), a formação marista foi destinada aos educadores das escolas públicas. Por meio do convite da Secretaria Municipal de Educação, o colaborador da Rede Marista, Gustavo Balbinot, ministrou uma palestra com o tema: Relação Interpessoal e Intrapessoal.