Navegar para Cima

Notícias

Irmão Roque Pedro Puhl falece aos 76 anos

14/02/2022
Institucional
O Irmão tinha 60 ano de Vida Religiosa Marista

​Com pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Roque Pedro Puhl, ocorrido hoje, 14/2, às 2h10, em Viamão, vítima de insuficiência respiratória em decorrência de sequela de AVC isquêmico. O Irmão tinha 76 anos de idade e 60 de vida religiosa marista.

O velório está sendo realizado na Vila Marista, em Viamão onde, a partir das 17h, haverá a Missa de corpo presente seguida de sepultamento, na Capela do Lago.

Ir. Roque Puhl.jpg

Trajetória e missão

Natural de Três de Maio (RS), o Irmão Roque ingressou no Juvenato, em Joaçaba (SC), em 1957. Seguindo a sua formação, fez o Postulado e o Noviciado em Passo Fundo (RS) e, em fevereiro de 1963, professou seus Primeiros Votos nessa mesma cidade, e os Votos Perpétuos foram realizados em 1968, em Porto Alegre (RS).

Era graduado em Biologia, pela Universidade de Passo Fundo – UPF (1975) e, também, realizou o Segundo Noviciado em El Escorial, na Espanha (1977) e o CERNE, em Belo Horizonte (MG) (1993).

Exerceu o apostolado em diferentes espaços maristas atuando, especialmente, como professor nos seguintes Colégios: Marista Roque (Cachoeira do Sul), Marista Conceição (Passo Fundo), Marista Sant'Ana (Uruguaiana), Marista São Pedro (Porto Alegre) e Marista Medianeira (Erechim), no qual também foi vice-diretor.

Além das atividades pedagógicas, o Irmão Roque também se dedicou a registrar a memória audiovisual da Província. Durante o período em que atuou nos Colégios Marista São Pedro e Marista Santa Maria, dedicou-se ao setor de produção audiovisual e, posteriormente, atuou na Residência Provincial como coordenador da Videomaris, o arquivo audiovisual marista da Província. Além da Província, o Irmão se destaca pela produção de registros audiovisuais para a Umbrasil, Rede Vida e Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e deixa um importante legado para as futuras gerações.

Desde 2019, o Irmão Roque estava residindo na Casa São José, em Viamão, realizando tratamentos de saúde.