Navegar para Cima

Notícias

educadores participam de curso de evangelização com as infâncias no brasil marista

08/03/2022
Institucional
Formação tem como objetivo proporcionar uma orientação comum teórico-metodológica e prática em educação evangelizadora e pastoral com as infâncias

​​​​​​​​​​​Nesta terça-feira, 8/3, mais de 200 educadores/as das três unidades administrativas maristas do país participarão da aula inaugural do Curso de Extensão Evangelização com as Infâncias no Brasil Marista. Promovido pela União Marista do Brasil (Umbrasil), o objetivo da formação é proporcionar uma orientação comum teórico-metodológica e prática em educação evangelizadora e pastoral com as infâncias com interlocutores/as que estão à frente dos processos educativo-pastorais. Além disso, visa a assegurar que a missão de educar evangelizando esteja alinhada e de acordo com a identidade do carisma marista.

O curso terá duração de 17 semanas, período em que os/as cursistas realizarão atividades como: assistir aulas gravadas, participar de debates e discussões nos fóruns, realizar leitura crítica de textos, realização de e atividades avaliativas, participar da aula inaugural e trabalho final pela plataforma teams (ao vivo). 

São seis turmas e cada uma delas será acompanhada por um/a tutor/a. Teremos a participação de 84 educadores/as dos Colégios e das Unidades Sociais da Rede Marista.

Formação continuada

O curso que inicia hoje é mais uma formação que a Rede Marista oportuniza a seus/suas educadores/as com esta temática. Ano passado, cerca de 70 pessoas participaram dos Percursos de Aprendizagem: experiências reflexivas da Pastoral das Infâncias, proposta vivenciada em pequenos grupos em que ocorreram trocas de experiências, aprofundamento conceitual e atividades práticas relacionadas à evangelização com as infâncias.

Para Maria Inete Maia, assessora de pastoral na Coordenação de Pastoral, a formação realizada pela Umbrasil é fundamental para a construção de conhecimento sobre Pastoral das Infâncias, o que é parte de uma caminhada que já vem sendo trilhada na Rede Marista. “Os temas que serão abordados em cada módulo vão colaborar de forma significativa para que estejamos cada vez mais capacitados/as para atuação pastoral e evangelizadora junto às crianças”, salienta Maria Inete que, na sua equipe, leva adiante a área da Pastoral das Infâncias.

Serão quatro módulos com os seguintes temas: identidade, potencial religioso da criança, caminhos e ação pastoral com as infâncias. No cronograma ainda estão previstas atividades de conclusão e fórum de partilhas. 

Sobre a Pastoral das Infâncias

​A Pastoral das Infâncias compreende as ações para o desenvolvimento na fé da criança contemporânea. O projeto propõe caminhos que orientam e despertam possibilidades para a atuação pastoral com as crianças considerando as linguagens infantis e as características de cada faixa etária, nos processos de educação e amadurecimento na fé.