Navegar para Cima

Notícias

10 dicas para trabalhar a Campanha da Fraternidade em ambientes educativos

02/03/2022
Vida Partilhada
Com o tema Fraternidade e Educação, a campanha nos convida a promover diálogos sobre a educação brasileira

​​Nesta Quarta-feira de Cinzas, 2/3, inicia o período de vivência da Campanha da Fraternidade (CF 22). Com o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), a inciativa visa a promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor de uma educação integral. 

A campanha também motiva reflexões sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino. A CF está alinhada aos princípios do Pacto Educativo Global e nos convida a pensar em gestos concretos que podem ajudar a transformar realidades por meio da educação. 

Nós, da Rede Marista, também queremos colaborar para disseminar esses temas entre os diferentes interlocutores da sociedade, por isso listamos algumas dicas para trabalhar a Campanha da Fraternidade na escola. Confira: 

Para realizar com toda a escola 

1. Realize atividades que materializem a importância da educação em todos os âmbitos de nossa vida social: trânsito, relacionamentos interpessoais, mercado de trabalho, entre outros. 

2. Promova ações solidárias que incentivem a qualificação da educação e do espaço educativo, como, por exemplo: doações de livros, arrecadação de materiais escolares, revitalização de escolas etc. 

3. Apoie iniciativas que promovam a escola como lugar de acolhida às diversidades, diálogo e à construção do respeito mútuo e da paz. 

4. Promova ações educativas e pastorais com a pauta do cuidado com a Casa Comum.   

Para realizar em sala de aula 

5. Promova concursos/feiras/mostras de poesia, música, desenhos (...) sobre a importância da educação. 

6. Realize cine-fóruns de filmes ou curtas-metragens que abordem a temática educativa. Algumas sugestões: Como estrelas na terra; Escritores da Liberdade; Sociedade dos poetas mortos; Crianças invisíveis; Malala. 

7. Promova rodas de diálogo ou seminários sobre contexto e rumos da educação atual, tendo os estudantes como protagonistas deste espaço.  

8. Realize encontros entre universitários, estudantes de Ensino Médio e EJA para que possam conversar sobre os impactos da educação na sua formação profissional.  

Para realizar com os educadores e famílias 

9. Promova grupos de estudos sobre o Pacto Educativo Global, as Encíclicas do Papa Francisco, entre outras pautas de interesse dos participantes. 

​10. Promova cursos e espaços de qualificação e incentive a formação continuada dos educadores. ​​ 

Com a participação de todas as instituições de ensino nesta Campanha da Fraternidade, acreditamos que será possível fortalecer ações de incidência que potencializem as discussões sobre aspectos que podem ser qualificados na educação brasileira.