Vivências e partilhas marcam o primeiro encontro presencial de assessores/as da Pastoral das Infâncias

Experiências reflexivas: ser e fazer com as infâncias foi a temática que embasou o Encontro de Assessores/as da Pastoral das Infâncias que ocorreu na última quinta-feira, 7/7, na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS). Este foi o primeiro encontro presencial em nível de Rede Marista para educadores/as que acompanham esse processo nos Colégios e Unidades Sociais, evento que foi marcado por experiências vivenciais e partilhas sobre o que é realizado no âmbito da Pastoral das Infâncias em cada espaço de missão.

Após a acolhida, ocorreu uma celebração eucarística. Planejada com o intuito de celebrar e apresentar possibilidades de aproximação do roteiro litúrgico com o contexto e as múltiplas linguagens das infâncias, a missa foi um dos destaques da programação segundo a maioria dos/as participantes.

Para Marcos Tumelero, Coordenador de Pastoral do Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves (RS), foi iniciativa muito rica. “Considero importante perceber que a missa é um lugar/tempo/espaço de revelação e experiência de Deus por excelência. Esse lugar/tempo/espaço da criança na celebração necessita ser observado com cuidado e carinho”, observa.


Missa apresentou possibilidades para trabalhar as múltiplas linguagens das crianças

Na sequência, houve oficinas sobre as temáticas Infâncias e Corporeidade e Infâncias: experiência e sentido. As vivências foram ministradas por educadoras que integram o grupo de pesquisas do Laboratório das Infâncias (Labinf) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

À tarde, ocorreu um momento de diálogo a respeito do Caderno Pastoral das Infâncias: identidade, sentidos e caminhos, documento que orienta a ação pedagógico-pastoral com as crianças na Rede Marista. Para concluir a atividade, os grupos também apresentaram sínteses das conversas para os/as demais.

De acordo com Luciane Cristina da Silva, Coordenadora Pedagógica do Centro Social Marista Aparecida das Águas, de Porto Alegre (RS), o encontro evidenciou o empenho da Rede em estar nos diferentes espaços, acolhendo cada vez mais as crianças e suas pluralidades, além de “esclarecer dúvidas sobre os grupos das infâncias dentro das unidades, através das experiências partilhadas pelos/as colegas”, afirma.


Momento durante uma das oficinas da manhã

Segundo Maria Inete Rocha Maia, assessora referencial para a Pastoral das Infâncias na Rede Marista, o encontro proporcionou experiências significativas aos/às participantes, o que dialoga com o objetivo de qualificar cada vez mais os processos pedagógicos-pastorais com as infâncias. “As vivências, as partilhas de experiências, os estudos,  a avaliação da caminhada feita até então são aspectos essenciais para o fortalecimento da pastoral das Infâncias na Rede Marista”, considera.

Sobre a Pastoral das Infâncias

A Pastoral das Infâncias compreende as ações para o desenvolvimento na fé da criança contemporânea. O projeto propõe caminhos que orientam e despertam possibilidades para a atuação pastoral com as crianças considerando as linguagens infantis e as características de cada faixa etária, nos processos de educação e amadurecimento na fé.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar