Navegar para Cima

Notícias

Vidamar retoma formações presenciais

21/07/2022
Formação
Os encontros estão sendo realizados em Veranópolis

​​​O Vidamar é um programa de formação voltado para Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as da Rede Marista, que tem como objetivo motivar a reflexão sobre o projeto de vida e vivência dos valores institucionais. Dividida em três etapas: Vidamar I, II e III, a formação propõe uma imersão durante cinco dias e contempla os eixos antropológico, cristão e marista, visando a uma formação integral.

Neste mês de julho, estão sendo realizadas, no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, as etapas I e II do programa. De 11 a 15/7, foi a 12ª edição do Vidamar II, que reuniu 30 participantes, e de 18 a 22/7 a 28ª edição do Vidamar I com 41 pessoas. "O Vidamar é uma experiência profunda e muito importante para a nossa vocação de educadores e Leigos maristas. Tem sido dias de conhecer mais e de reacender a paixão por esse carisma tão lindo", afirma Mayke Alex Mossmann​, educador do Centro Social Marista de Porto Alegre e integrante do Movimento Farol que está realizando o Vidamar I.

Para Graziele Santorum, participante do Vidamar II, a experiência foi muito rica e inspiradora. “Ao longo da semana foram feitas provocações e reflexões que impulsionaram os passos que desejo dar na vida e na missão. Foi um tempo para silenciar, meditar, partilhar e discernir sobre o ser Cristã nos tempos atuais.  A convivência fraterna com colegas de Rede Marista privilegiou muitas trocas, escutas, diálogos, partilhas de vida e afetos. Tive a oportunidade de ressignificar a vivência do carisma marista através das pessoas, reconhecendo a luz que há nas limitações e potencialidades de cada um inserido na comunidade", avalia.

​​​ Texto auxiliar da imagem

Participantes  do 12º Vidamar II

A coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Rede Marista, Aline da Cunha, explica que as formações realizadas neste ano ganharam um caráter ainda mais especial, pois marcaram a retomada dos encontros do Vidamar após o período de isolamento social determinado pela pandemia. “Durante dois anos, fomos impossibilitados de realizar esses momentos, o que gerou uma expectativa muito grande e uma 'sede' de espaços de vivência da espiritualidade, de pausa na rotina do dia a dia para poder olhar para si, para o/a outro/a, para Deus e para o mundo que nos rodeia. Foi com grande alegria que retomamos esses encontros tão especiais, significativos e valorizados pela Rede Marista por meio da formação das nossas pessoas", reforça Aline.