Navegar para Cima

Notícias

Comunidade Internacional Marista da Amazônia recebe novos missionários

06/05/2022
Amazônia
O casal de Leigos Laura e Marcio irão atuar em Tabatinga no projeto LaValla>200

​​​Localizada na cidade de Tabatinga, região da Diocese do Alto Solimões, a Comunidade Internacional Marista da Amazônia está situada em um contexto multicultural de três países diferentes: Brasil, Peru e Colômbia. Desde 2016, ela tronou-se uma comunidade mista e internacional que faz parte do projeto LaValla200>. Desta forma, recebe Irmãos e Leigos/as de outros países para desenvolver trabalho missionário na Amazônia. 

No final do mês de abril, a comunidade acolheu dois novos integrantes. Laura Patrícia de la Maza Borja, de San Luís Potosí (México) e Marcio Sampaio de Paula, de Ervália (Minas Gerais – Brasil) chegaram em Tabatinga no dia 28/4 para integrar a comunidade junto com o Irmão Luke Fong e a Leiga Mayra Márquez. 

O casal estava morando em Cajuri (Minas Gerais) e era acompanhado pelo Laicato Marista da Província Marista Centro-Norte. A partir do ingresso no projeto LaValla200>, iniciaram um processo preparatório para inserção na comunidade mista no qual, durante cinco dias, tiveram formações sobre as realidades amazônicas ministradas por Irmãos e Leigos/as na Comunidade Marista de Manaus. 

“Uma das maiores riquezas que levamos deste momento preparatório foi o conhecimento sobre a espiritualidade indígena. É uma espiritualidade unida à vida deles, em que suas manifestações religiosas se dão no dia a dia em todos os atos. A importância desta relação constante de comunhão com a Casa Comum e com o criador foi muito significativa”, avalia Laura. 

​​​ Texto auxiliar da imagem

Momento formativo vivenciado na Comunidade Marista de Manaus

A previsão é que o casal siga atuando em Tabatinga durante dois anos, conforme a programação estruturada pelo projeto do Instituto Marista. Para o Irmão Luke e a Leiga Mayra recebê-los na Comunidade está sendo uma vivência muito rica. “Estou ansioso pelas novas experiências e desafios de caminhar ao lado de nossos três leigos maristas este ano”, afirma o Ir. Luke. Mayra complementa: “espero que suas experiências de vida em missão agreguem ao projeto em Tabatinga, mas, acima de tudo, estou feliz porque a chegada deles traz um ar de frescor, novidade e esperança”. 

Sobre o projeto LaValla200> 

O projeto Lavalla200>, Comunidades Internacionais para um Novo Começo, é uma iniciativa do Instituto Marista aberta a Irmãos e Leigos/as que se sentem chamados a dedicar um tempo de suas vidas para além de suas fronteiras geográficas e culturais. 

Após participarem de um programa de preparação, os/as participantes são enviados em missão para uma das comunidades LaValla200> ou para um dos Projetos especiais do Instituto, tais como: MDAProjeto FratelliSolidariedade com o Sudão do Sul e outros. 

A principal característica do LaValla200> é a vivência em comunidades maristas mistas, em que Irmãos e Leigos/as trabalham juntos/as em uma perspectiva de interculturalidade para responder às necessidades emergentes. ​