Nos dias 15 e 16 abril, mais de 30 leigos e leigas do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) estiveram reunidos na Casa Marista da Juventude (Caju) para participar do Encontro de Animadores/as e Assessores do MChFM da Província. O evento teve como objetivo aprofundar o estudo das diretrizes do Movimento e buscar novas perspectivas de trabalho para as Fraternidades.
Na ocasião, os representantes receberam a 2ª edição das Diretrizes para a implementação do Projeto de Vida em Fraternidade e alinharam mais detalhes sobre o processo de vinculação carismática no MChFM. O encontro também foi propício para a partilha de ações que são realizadas em cada um dos grupos, bem como para reflexões sobre as possibilidades de configuração da estrutura dos Regionais como frentes de trabalho para os próximos anos.
O animador da Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, de Uruguaiana (RS), Ricardo Neis, participou pela primeira vez do encontro e descreveu como um momento único e muito importante. “Para mim, que recém adentro neste movimento, foi uma oportunidade de mergulhar na mística, na organização e na missão do MChFM. Voltei para casa com o coração repleto de gratidão e empolgado para seguir trilhando este caminho, na certeza de me sentir acompanhado por tantos fraternos em um verdadeiro espírito de família”, avalia.
Como participar do Movimento Champagnat da Família Marista?
O Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) é uma expressão laical do Instituto Marista que reúne pessoas atraídas pela espiritualidade de São Marcelino Champagnat. Os/As integrantes, chamados de Fraternos e Fraternas, aprofundam o espírito do fundador, vivenciando-o e difundindo-o no dia a dia.
Quando alguém quer integrar-se ao MChFM, o Itinerário formativo vocacional sugere um período de discernimento, onde a pessoa pode fazer a experiência de ser apresentada e conhecer uma Fraternidade, caso seja o interesse de uma pessoa apenas, por exemplo, ou constituir um grupo para, igualmente, realizar a experiência de conhecimento do movimento em questão.
Atualmente, temos três grupos vivenciando as experiências propostas no primeiro momento do Itinerário, com a intenção de se tornarem Fraternidades. Os grupos estão em Porto Velho (RO), Cruzeiro do Sul (AC) e Sinop (MT) e são acompanhados e animados por Irmãos e Fraternos/as, por meio de encontros, vivências, celebrações e ações solidárias seguindo as Diretrizes para a Implementação do Projeto de Vida do MChFM, especialmente o que sugere o Itinerário Formativo Vocacional específico do Movimento.
A Fraternidade mais nova do MChFM em nossa Província é a Fraternidade Sagrado Coração de Jesus, de Uruguaiana (RS), que foi anunciada no encontro de Animadores e Assessores realizado no último final de semana. A Fraternidade é formada por educadores/as e ex-educadores/as do Colégio Marista Sant’Ana e seguiu todos os passos do itinerário formativo do MChFM.
“Sinto o quanto é importante ter a presença de Irmãos e Leigos/as engajados/as nos espaços de missão, onde cada qual é chamado a testemunhar a vida cristã. Essa disposição e resposta ao chamado vocacional favorece a presença e atuação do Espírito Santo, que inspira e motiva o surgimento de pessoas interessadas em seguir Jesus, do jeito de Maria”, avalia Edson Schirmer, coordenador provincial do MChFM.
O advento de novas Fraternidades do Movimento potencializa e enriquece a vocação laical marista na Igreja. Acesse o site e conheça mais detalhes sobre o MChFM.





