Voluntariado na região amazônica é realizado em Boa Vista

Entre os dias 6/1 e 4/2, os voluntários das unidades maristas do Rio Grande do Sul estão participando do projeto de Voluntariado na Região Amazônica. A Comunidade Marista de Boa Vista (RR) está recebendo os educadores gaúchos e organizando as atividades junto aos moradores locais.

Diego Brandão, professor do Colégio Marista Rosário (Porto Alegre – RS), e Aline Grings, agente de pastoral do Colégio Marista Pio XII (Novo Hamburgo – RS), foram a primeira dupla a chegar em Roraima. Eles realizarão atividades até o dia 20/1 na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, área periférica da cidade de Boa Vista.

Na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, os voluntários estão dando suporte na organização e condução das oficinas da Colônia de Férias promovida pelo Projeto Marista um Novo Começo. Entre as ações realizadas estão: preparação de ambientes, condução de momentos de oração, apoio aos oficineiros do Projeto e da Comunidade e animação dos momentos de recreação. Diego e Aline também tiveram a oportunidade de visitar Pacaraima, município ao norte de Roraima e fronteira do Brasil com a Venezuela, contactando uma realidade bem desafiadora nos últimos anos devido ao processo migratório.

“Está sendo uma experiência muito enriquecedora, a parte mais bela e rica do voluntariado de fato, além de conhecer uma nova realidade, uma nova cidade, um novo estado, uma nova cultura, é conhecer novos seres humanos, afirma Diego Brandão, professor de geografia do Ensino Médio do Colégio Marista Rosário.

A agente de pastoral do Colégio Marista Pio XII, Aline Grings, reforça o mesmo sentimento de Diego sobre o voluntariado: “Como voluntária, estou tendo várias vivências e experiências com as famílias, com os jovens e adolescentes, na comunidade marista e com os voluntários”, avalia.

Os voluntários maristas retornam renovados para suas cidades com a riqueza da região amazônica e todas as suas diversidades. Além das atividades com a Colônia de Férias, o voluntariado na região amazônica também oportuniza a promoção de ações e atividades com crianças, adolescentes, jovens e mulheres migrantes.

A segunda dupla que irá chegar em Boa Vista serão as educadoras da PUCRS: Glauramar Marques Barbosa, colaboradora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, e Regina Kohlrausch, professora da Escola de Humanidades. Elas realizarão o voluntariado de 22/1 até 4/2 e já estão com boas expectativas sobre essa experiência.

“Minha  expectativa é poder contribuir, de algum modo, com a valorização da vida, com o cuidado do outro, ou seja, colocar em prática, junto de quem já atua, meu desejo de auxiliar para garantir bem estar coletivo, em especial a quem, por conta do contexto social, já se encontra em situação de vulnerabilidade. Também espero aprender e partilhar conhecimento e reiterar, pela ação que todos e todas temos direito à vida, ao cuidado, à saúde, educação, alegrias, felicidade e formação” explica Regina.

Para Glauramar, o desejo é de realizar diferentes trocas durante o voluntariado: “Minha percepção pessoal, é que são as interações humanas que fornecem enriquecimento e aprendizado para alicerçar nossas vidas. E, a escolha da região amazônica, se dá por entender que ali existe uma riqueza natural gigante e na mesma proporção, carências sociais e humanas, trazendo com isso, a possibilidade de colaboração infinita. Minha atuação destina-se a levar e ser uma presença viva da solidariedade, e também acolher e introjetar tudo àquilo que a vivência me proporcionar. Possibilitando assim, que esses valores e vivências se multipliquem, expandam quem somos e proporcionem transformações mútuas e diversas”.

Para conhecer mais sobre o voluntariado marista acesse aqui.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar