Como maristas, temos a missão de promover uma educação evangelizadora em todos os nossos espaços de missão. A partir desse legado educativo, os Irmãos e Leigos/as que atuam na Comunidade Internacional Marista da Amazônia, em Tabatinga (AM), desenvolvem diferentes tipos de atividades pedagógicas e recreativas no Centro Marista Redes, espaço criado junto à residência marista para acolher pessoas da comunidade local.
No dia 20 de fevereiro, iniciaram as atividades e oficinas que serão desenvolvidas ao longo de 2023. Ao todo, mais de 250 inscritos entre crianças, adolescentes, jovens e adultos participam do projeto.
O Centro Marista Redes oferece atividades de reforço escolar em diferentes idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano, além de aulas de português para estrangeiros. No segmento das artes, o Centro disponibiliza oficinas de artesanato, desenho, violão, coral e balé. A programação de atividades também conta com missas mensais abertas à comunidade e atividades recreativas realizadas em datas comemorativas e no período de férias escolares, a tradicional Colônia de Férias.
As atividades são ministradas pelos Irmãos Luke Fong e Altenir Pimentel, e pelos/as Leigos/as Laura Patrícia, Márcio Sampaio e Alejandra Castellano, todos/as integrantes da Comunidade Internacional Marista da Amazônia, que faz parte do projeto LaValla200> do Instituto Marista.
Além disso, o Centro Marista Redes só consegue concretizar as suas atividades graças ao apoio intercongregacional recebido da paróquia de Tabatinga, com a participação do Padre Otaviano Gondo e do seminarista Marco na realização de aulas e da Obra de Maria com a colaboração das integrantes: Maria Luiza Ipimi, Sandrinaja Ayly e Julia Soares. As oficinas, em sua grande maioria, são ministradas pelos/as voluntários/as locais: Salvina Gonçalves, Cíntia Soares, Maria Melo, Emily Melo, Erenia Correa, Irmão Daniel Niño (Lassalista) e Padre Carlos Silva. Que esse tipo de parceria possa seguir criando pontes e contribuindo significativamente para a educação e transformação social em Tabatinga.
Conheça mais detalhes sobre a atuação das comunidades maristas na Amazônia. Acesse aqui.





