Assessores/as da Pastoral das Infâncias concluem Curso de Evangelização com as Infâncias no Brasil Marista

​​​Cerca de 80 educadores/as que estão à frente da Pastoral das Infâncias nos Colégios e Unidades Sociais da Rede Marista concluíram o Curso de Evangelização com as Infâncias no Brasil Marista. A formação foi oferecida a colaboradores/as das três unidades administrativas do país. 

Promovido pela União Marista do Brasil (UMBRASIL) e com objetivo de proporcionar alinhamento teórico-metodológico e prático em educação evangelizadora e pastoral com as infâncias, o curso teve quatro módulos com os seguintes temas: identidade, potencial religioso da criança, caminhos e ação pastoral com as infâncias. Ao longo do semestre os/as participantes assistiram, aulas gravadas, participaram de debates e discussões nos fóruns, realizaram leitura crítica de textos e atividades avaliativas. 

Para Cibele Paradeda, do Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande (RS), o curso contribuiu significativamente para o serviço que desempenha. Ela assessora três grupos com participantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. “Pude rever meus processos pastorais à medida que o conteúdo era proposto, revisitando meus planejamentos e tornando-os ainda mais apropriados às necessidades e características das infâncias”, conta.

Raquel Borges, assessora da Pastoral das Infâncias do Centro Social Marista da Juventude (CMJU), de Porto Alegre (RS), que também participou da formação, acrescenta que reconhecer a criança como um lugar teológico é acreditar que Deus fala através dela. “Como Maristas de Champagnat, podemos nos colocar à disposição desta fala de Deus, aprimorando nossa compreensão, nos inspirando e nos fortalecendo neste Deus revelado”, destaca.

Sobre a importância da formação para o serviço que realiza, Raquel ressalta que o curso proporcionou aprendizados que possibilitaram aprofundamento e desenvolvimento de práticas e ações com as nossas infâncias. “Percorremos caminhos pedagógico-pastorais inspirados/as nas partilhas e vivências de mestres/as, educadores/as, pastoralistas e de todos/as que atuam diretamente com nossas crianças, aliados ao sonho do fundador da Instituto Marista, Marcelino Champagnat. O curso nos chamou a reforçar o nosso sim ao legado de Marcelino”, assegura.

Sobre a Pastoral das Infâncias

A Pastoral das Infâncias compreende as ações para o desenvolvimento na fé da criança contemporânea. O projeto propõe caminhos que orientam e despertam possibilidades para a atuação pastoral com as crianças considerando as linguagens infantis e as características de cada faixa etária, nos processos de educação e amadurecimento na fé.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar