Navegar para Cima

Notícias

Começa a 3ª Assembleia da Região América Sul

03/07/2018
Institucional
Principal evento da Região América Sul ocorre entre os dias 3 e 6 de julho

​​​Na manhã do dia 3 de julho, ocorreu a abertura da 3ª Assembleia da Região América Sul, na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre. O evento é o principal fórum deliberativo da Região e segue com atividades durante toda a semana.Cerca de 50 representantes das cinco Províncias têm a oportunidade de dialogar sobre o andamento das iniciativas estratégicas, novos horizontes e desafios.

Na abertura, após a oração e a a​​​​presentação dos participantes, o Provincial de Referência da Região, Ir. Alberto Aparício, da Província Marista Cruz Del Sur, realizou a acolhida.O Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, Ir. Inacio Etges, assumiu a fala posterior para dar boas-vindas a todos os presentes. O Irmão lembrou da importância desse encontro, uma vez que é a primeira vez que todos estão reunidos para refletir sobre a Região desde o Capítulo Geral. Ainda, recordou questões da Casa Comum e como é significativo dialogar sobre os passos realizados até aqui, bem como sobre os futuros desafios da Região em um ambiente de trocas e renovação. Para terminar o primeiro momento de acolhida, o Ir. Deivis Fischer, Vice-Provincial da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, assumiu a fala e expôs questões relacionadas às estruturas e ambientes de missão da sua Província.

ultimodia (4).JPG

Após a abertura, o Ir. Natalino de Souza, Secretário Executivo da Região América Sul, abordou os pontos que já foram ajustados desde a criação da iniciativa, e sugeriu uma reflexão a todos sobre quais são as expectativas e oportunidades que o atual momento da Região América Sul compreende. Assim, propôs uma dinâmica para que todos participantes pensassem em verbos de ação para os próximos rumos da Região. Após discussões em grupos separados por Províncias, as palavras que foram sugeridas como guias para os próximos passos foram ousar, impulsar, revitalizar, aterrissar, participar e avançar.

O dia de atividades seguiu com explanações introdutórias relacionadas às implementações que foram elaboradas nos últimos anos com foco na consolidação do conjunto de Províncias e em busca de uma sinergia entre os sete países pertencentes à Região. Para os próximos dias de Assembleia, estão previstas apresentações sobre os status das iniciativas, além de uma visita à Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) e a definição das próximas etapas e estratégias em nível regional.

Para saber mais sobre a Região América Sul, clique aqui.​