Navegar para Cima

Notícias

Sonhos para a missão marista foram discutidos no terceiro dia de Assembleia

11/09/2024
Institucional
O evento segue até amanhã, 12 de setembro, quinta-feira

​​"Sonho que se sonha junto é realidade." Com essa inspiração, foi vivenciado o terceiro dia da II Assembleia Provincial de Missão. Irmãos Capitulares, delegados e delegadas representantes das frentes de missão da Província reuniram-se nesta quarta-feira, 11 de setembro, para refletir sobre os sonhos que podem contribuir para responder às emergências do nosso tempo.

O encontro foi conduzido pelos colaboradores Sílvia Medeiros, da Assessoria de Comunicação Institucional da Rede Marista, e Valmir Pires, do Hospital São Lucas (HSL). O momento orante que abriu o terceiro dia da Assembleia contou com a participação dos colaboradores Matheus Jardim, do HSL, Roberta de Oliveira, do Instituto do Cérebro (InsCer), e Mateus Schafer, da PUCRS. Para inspirar as reflexões do dia, meditamos sobre os sonhos que foram levados pela Província para a III Assembleia Internacional de Missão, na Espanha.

WhatsApp Image 2024-09-11 at 19.18.21.jpeg

IMG_5607.JPG

A sequência da programação contou com um momento cultural para motivar os participantes a sonharem juntos e para iluminar o horizonte da nossa Província. O momento de dança sobre os sonhos da Assembleia Provincial foi realizado pelas educandas Aryane Soares e Valentine Granville e pela educadora Marina Medeiros, do Centro Social Marista da Juventude (C​MJU). Antes dos trabalhos em comunidade, os participantes da Assembleia também assistiram ao clipe da música Reexistir, composta e interpretada pelos educadores e estudantes do Colégio Marista Santa Maria e da Escola Marista Santa Marta. 

Durante o momento de reflexão individual e os trabalhos em grupo, Irmãos e delegados/as chegaram a uma síntese de três sonhos para responder a três principais emergências da missão marista. Entre os temas mais citados pelas comunidades, estão: o cuidado com a Casa Comum, a valorização da educação integral, a promoção dos valores maristas e da consciência crítica, entre outros. 

Para o momento de encerramento do terceiro dia, Padre Vilson Groh fez uma fala síntese sobre as principais reflexões do dia: “As emergências são leituras de realidades, o grito que afeta a todos. Os sonhos são as propostas de ação que respondem a essas emergências”, explicou o Padre. Ele ainda finalizou com uma inspiração a partir de uma fala de Dom Helder Câmara: “Não deixem cair o profetismo".

Amanhã, a II Assembleia Provincial de Missão será finalizada com a elaboração de uma carta com recomendações, a ser entregue aos Irmãos Capitulares que estarão reunidos no IV Capítulo Provincial,​ durante o mês de novembro.