Nos últimos dias de novembro, o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) aproveita o tempo do Advento para também se unir em gratidão. Como forma de recordar o ano que passou e valorizar cada vivência, reunimos aqui alguns dos momentos marcantes que fizeram parte da vida das Fraternidades e que, à sua maneira, reverberaram para os espaços maristas:
16 edições do Cultivando a Fraternidade
Encontro que nasceu durante o período da pandemia, o Cultivando a Fraternidade é uma atividade online que é realizada mensalmente até o momento. A iniciativa teve como proposta reaproximar as Fraternidades e cultivar a espiritualidade mesmo em um período de distanciamento. Foram, ao todo, neste ano, 11 encontros com diferentes temáticas e convidados.
Uma novena para Champagnat
De abril a junho, em comunhão com as demais Províncias do Brasil, foi realizada uma novena em celebração ao Dia de São Marcelino Champagnat. Um evento online, realizado por todo o Brasil, com duração de nove semanas, com o objetivo de reascender o legado de Champagnat em cada um de nós.
Início da caminhada no Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical
Em 2021, também foi iniciada uma nova história para o laicato no mundo marista. Com o lançamento do Fórum Internacional da Vocação Marista Laical, se faz necessário perceber os passos das Fraternidades e discernir de que forma é possível contribuir para a vivência e ação laical como maristas globais.
Pelas vidas que foram e deixaram histórias
Infelizmente, o ano que passou trouxe muitas perdas. Irmãos maristas, Fraternos, Fraternas e suas famílias - diversas foram as situações de tristeza e necessidade de acolhimento. O MChFM agradece pelas palavras de afeto e conforto presentes nos espaços de escuta marista e também se une em oração pelas histórias que seguem vivas em cada coração que ficou.
Ousar a vida com esperança: o início de um novo triênio
Também é tempo de recordar a caminhada recente com a participação de Fraternos/as representantes do Movimento na Assembleia Provincial de Missão em preparação do 3º Capítulo Provincial, triênio 2022-2024. Fraternos/as relataram que a assembleia seguiu a metodologia sinodal, de comunhão e participação, de escuta atenta às realidades emergentes, provocando nos corações o desejo de ser Igreja em saída. A Assembleia fortaleceu a missão marista.
Mais do que nunca, unidos e unidas
Eventos, celebrações, perdas, alegrias. Foram diversas as emoções e situações que conectaram Fraternos e Fraternas em nossa Província. Ainda é um período delicado e que necessita atenção, porém é possível ter olhares de esperança para um futuro. Ao iniciar o Advento - período de preparação para o Natal – o MChFM se reúne para agradecer pela caminhada trilhada, pela vida, pela partilha em Fraternidades e, sobretudo, pelas pessoas que, a seu modo, foram presença mesmo no online, mesmo sem contato físico.