Na última semana de agosto, a equipe da Rede de Escolas da Região América Sul esteve reunida em Lima, no Peru. O objetivo do encontro foi desenvolver um modelo para a iniciativa regional, alicerçado no Plano Estratégico da Região América Sul, a partir da construção de um mapa de contribuição com os projetos que estarão vinculados aos objetivos do plano.
Um dos pontos discutidos foi o estudo de benchmark para conhecer os modelos de organização e gestão das redes locais e dos setores educacionais das cinco Unidades Administrativas que integram a Região. Nessa perspectiva, a equipe conheceu o modelo educativo do Setor Educacional do Peru, visitou uma escola social e uma privada. Para o Irmão Vanderlei dos Santos, coordenador da Rede de Escolas, a oportunidade de conhecer o trabalho das redes locais pode iluminar a construção da Região América Sul. “Todos ficamos encantados com a qualidade da oferta educativa marista na escola social EIP Santa Maria de Los Andes e no Colégio Champagnat, de Lima", contou. “Vimos as lideranças atentas aos desafios e oportunidades para uma educação inovadora e coerente com os princípios educativos e pastorais maristas. Também vislumbramos a arte, as cores das ruas, feiras e vitrines materializadas nas produções dos estudantes peruanos", concluiu o coordenador da equipe.
Percurso metodológico e próximos passos
Para o percurso metodológico da formação da Rede de Escolas, foram delineadas três fases: propósito, modelo e estratégia. A partir dos encaminhamentos da reunião, a equipe da Rede de Escolas elaborará os Termos de Abertura dos três projetos prioritários: Gestão de Conhecimento, Centro de Formação e Princípios de Constituição da Rede, que serão levados para aprovação na Assembleia Regional, que ocorrerá na Bolívia, em abril de 2020.
Sobre a Rede de Escolas
A iniciativa consiste na formação de uma Equipe Regional de Educação para definir os passos e posicionamentos das escolas da Região relacionados à visão de mercado, trabalho conjunto, intercâmbios, inovação e qualidade em oferta acadêmica. A ideia de rede busca entender como e em que momentos e frentes será possível a atuação conjunta para o fortalecimento das unidades maristas.