No dia 17/2, Quarta-feira de Cinzas, iniciamos o período da Quaresma. Esse tempo nos provoca a tomar atitudes que aproximem nosso projeto de vida do projeto de amor de Deus. Nos unindo em fraternidade e cuidado, somos despertados para a compaixão, reflexão e para o perdão.
É o momento de rever nossas opções cotidianas no desejo de torná-las mais geradoras de vida, assim como fez Jesus durante quarenta dias de oração e silêncio fecundo. Tempo de recordarmos que somos todos irmãos e irmãs e precisamos experenciar o cuidado e o bem comum. Essa convicção de fraternidade é um passo importante para que possamos superar a violência que destrói a vida e fere nossa vocação humana ao amor.
Um compromisso de amor para assumir
A Quaresma também dá início à Campanha da Fraternidade . Realizada anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2021, ela será Ecumênica e terá como tema Fraternidade e diálogo: compromisso de amor, e como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade (Ef 2, 14ª).
A temática da
Campanha da Fraternidade desse ano, inclusive, pautou a construção do Cadernos
Pastorais 9 – Diálogo: a busca por sentidos e significados. A publicação
visa subsidiar a atuação educativo-pastoral na Rede Marista e tem como objetivo
fomentar que o diálogo seja o caminho para vivenciarmos a missão de tornar
Jesus Cristo conhecido e amado, como propunha São Marcelino Champagnat. O
caderno foi produzido pela Coordenação de Pastoral e pode ser acessado aqui.