Navegar para Cima

Notícias

Publicação consolida diretrizes de formação regional

08/01/2021
Institucional
Plano de Formação é a primeira publicação oficial da Região América Sul

​Em agosto de 2020, foi finalizada a primeira versão do Plano de Formação Inicial Regional. A publicação tem como objetivo ser um guia oficial para as comunidades dos Irmãos, como forma de orientar os itinerários formativos e contextualizar o cenário regional nessa jornada.  Após passar por traduções e adaptações, atualmente a publicação está em diagramação final e estará disponível, em versão digital, para as Comunidades na primeira quinzena de janeiro.

Para o Ir. Isidro Azpeleta, responsável pelo Noviciado Regional até o fim de 2020 e um dos organizadores do plano, o documento foi o resultado de muito trabalho e atenção aos detalhes. “Mais de oito reuniões e tempos de trabalho, palavra por palavra, parágrafo por parágrafo", conta com alegria. “Fizemos exercícios de revisão, ortografia, paginação, citações bíblicas, dados biográficos e atualizações com o objetivo de dar uma maior coesão e entendimento de todo o documento". Como agradecimento ao trabalho realizado, o Ir. Inacio Etges, Provincial de Referência da Região, reforça que o documento é um presente para as Províncias. “O Plano torna mais significativa e profética a Vida Consagrada Marista nos centros de formação", contextualiza.

Dividido pelos eixos Elementos básicos do Plano de Formação, Visão Geral do Processo Formador e Comunidade Formadora, o plano traz orientações sobre os aspectos da Formação Inicial e possíveis caminhos. Realizada a muitas mãos ao longo de quatro anos, a primeira publicação oficial da Região terá versões em português e espanhol. Ela é um resultado materializado da busca pelas práticas interculturais possíveis dentro dos nossos espaços maristas.