Entre os dias 10 e 12 de abril, ocorreu o Encontro de Equipes e Redes da Região América Sul, no Centro Marista São José das Paineiras, em Mendes, no Rio de Janeiro. A reunião foi uma oportunidade para dialogar sobre os projetos estratégicos regionais e repensar a caminhada regional. Estiveram presentes os grupos responsáveis por cada iniciativa, compostos por representantes das cinco Províncias que fazem parte da Região - as brasileiras Província Marista Brasil Centro-Norte, Província Marista Brasil Sul-Amazônia e Província Marista Brasil Centro-Sul, além da Província Marista Cruz del Sur e da Província Marista Santa Maria de los Andes.
Primeiros Passos
O Secretário Executivo da Região, Ir. Alberto Guillermo Aparício, realizou a abertura do encontro e incentivou as equipes a refletirem sobre os objetivos da reunião. “O Instituto está nos pedindo para sermos, cada vez mais, um corpo global", afirmou. “Este encontro fortalece as nossas relações como equipes e como Região".
Na sequência, o cerimonial contou com a participação do Ir. José Ataíde, Provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte, que agradeceu a presença de todos e recordou o significado especial do local do evento. “Esta foi uma das primeiras casas do Brasil Marista. É uma casa muito significativa". Ele ainda reforçou a necessidade de atuar em conjunto nesse contexto regional. “Precisamos caminhar juntos. Este encontro permite que, juntos, possamos refletir sobre o futuro da missão marista na Região América Sul".
O primeiro dia também foi espaço para a apresentação do plano estratégico. O representante do Comitê Regional e responsável pela elaboração do planejamento, Marcelo Cordeiro, expôs a consolidação do plano, aprovado em novembro de 2018 e fortaleceu a importância da atuação da Região para o Instituto Marista. “Representamos 50% de todas as pessoas que se dedicam à missão marista", afirmou.
Diálogo e reflexão regional
Ao longo dos dois outros dias, os representantes de cada iniciativa estratégica apresentaram o trabalho que já foi realizado até o momento. Após as exposições, o encontro abriu um espaço para que cada equipe estivesse reunida individualmente para pensar e alinhar os passos futuros do seu projeto estratégico. As discussões de cada iniciativa pautaram as perspectivas que poderiam organizar para a Assembleia Regional em 2020, quais são as prioridades e principais desafios de cada projeto estratégico.
Região América Sul é uma realidade
Após finalizados os três dias de diálogo e planejamento regional, o encontro foi finalizado com a apresentação dos desafios de cada iniciativa e seus calendários de reuniões futuras. De forma ampla, todos os projetos estratégicos chegaram a uma percepção conjunta de que é preciso, cada vez mais, atuar de forma regional e compreender as especificidades e desafios dessa perspectiva. Na cerimônia de encerramento, o Provincial de Referência da Região América Sul, Ir. Inacio Etges, relembrou dessa premissa e fortaleceu que não basta querer caminhar em rede, mas é preciso entender o que essa missão regional dignifica. “Não há rede se não existe conectividade. E a coletividade é coletiva, não é personalizada. Há uma mudança de cultura organizacional", concluiu.