Depois de 2 anos de formações online, parte da Pastoral Juvenil Marista (PJM) da Rede Marista voltou a se reunir presencialmente no início deste mês. O encontro foi realizado na Casa Marista da Juventude (Caju), em Porto Alegre (RS), no dia 1º/4. Cerca de 120 pessoas de unidades maristas do Rio Grande do Sul e de Brasília (DF) estavam presentes na formação. Chamada de Encontro de Novos/as Animadores, a atividade tinha como interlocutores/as adolescentes e jovens que assumiram o serviço da animação em 2022. A função consiste em dinamizar as atividades realizadas no grupos presentes nos Colégios, na PUCRS e nas Unidades Sociais em que há PJM na instituição.
Ao longo do dia, os/as participantes foram motivados/as a refletir sobre a simbologia da Mochila do/a Animador/a. Cada qual teve a oportunidade de pensar sobre a bagagem que traz consigo e o que agregará a partir do comprometimento em estar à frente de um grupo. Nesta perspectiva, foram propostas abordagens a respeito de si mesmo/a com as dimensões do desenvolvimento integral da pessoa, do serviço do/a animador/a, em relação ao processo da PJM, da vivência grupal e também sobre a PJM na Rede Marista. Todos momentos foram realizados a partir de partilha em pequenos grupos, dinâmicas e construção coletiva de conhecimento.
Para quem participou, as atividades propostas favorecerão o planejamento e execução das vivências grupais, além de capacitação pessoal. “O encontro contribuiu para o meu crescimento pessoal. Foram momentos de aprendizado, de criar novas conexões, além da oportunidade de dialogar e compartilhar experiências”, destaca Nicole Passini, do Colégio Marista Medianeira, de Erechim (RS).
Jovens protagonizam organização
A organização do evento foi da Equipe Provincial da PJM, grupo composto por Irmãos e colaboradores/as maristas, além de jovens que são escolhidos/as pelos/as animadores/as anualmente. Em 2022, essa equipe tem nove pessoas. Gabriel Adami, de 20 anos, é uma delas. Ele lembra com carinho de quando participou do Encontro de Novos/as Animadores/as em 2018. “Falamos muito sobre o nosso processo, a caminhada individual de cada um/a. Isso me ajudou a perceber aspectos que ajudaram muito no serviço de animação que passei a realizar”, relata.
Gabriel Adami em um momento orante durante o encontro
Segundo ele, ajudar a construir o encontro foi uma experiência marcante. “Enxergar como funciona o planejamento e trazer novas ideias e sugestões é muito gratificante”, destaca o jovem que é ex-estudante do Colégio Marista Rosário, de Porto Alegre (RS), onde segue colaborando com a PJM.
Sobre a PJM
A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formação de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.