Neste mês de julho, foi lançado pela Edipurs o livro (Re)significações do Ensino Médio e protagonismo juvenil: tessituras curriculares. A obra, que foi escrita por profissionais e pesquisadores das três Unidades Administrativas do Brasil Marista (Rede Marista, Grupo Marista e Centro-Norte) e da União Marista do Brasil (Umbrasil) apresenta, em caráter de investigação, as percepções dos jovens estudantes sobre a aprendizagem e os processos curriculares do Ensino Médio.
O livro propõe-se a discutir o Ensino Médio a partir de olhares dos jovens sobre o currículo no Brasil Marista. É composto por 21 capítulos escritos por 51 autores, que discorrem sobre temas como metodologia de pesquisa, currículo, novo Ensino Médio, projeto de vida, protagonismo, práticas pedagógicas, criatividade, formação continuada, evangelização por meio da educação, dentre outros. A obra foi organizada a partir da pesquisa Vamos falar sobre Ensino Médio? Jovens estudantes e suas percepções de currículo no Brasil Marista e contou inclusive, com a parceria de grupos de pesquisas e estudos de universidades como a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Para a coordenadora do Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista, Patrícia Teixeira, o livro, além de trazer reflexões importantes acerca do currículo do Ensino Médio, garante o espaço de diálogo leal com os estudantes: “as complexidades dos cenários atuais exigem passos cada vez mais corresponsáveis. Juntamente com os educadores, são os jovens os principais interlocutores dos processos de suas aprendizagens. O livro oportuniza tais análises, reflexões e construção de iniciativas a partir do que emerge das trajetórias juvenis", explica.
Diogo Luiz Galline, do Observatório das Juventudes PUCPR, reforça a importância obra: “por estarmos vivenciando um tempo de mudança, faz-se mais que necessário apoiarmo-nos no conhecimento gerado a partir da investigação de experts da área da educação. As articulações apresentadas no livro pretendem nos auxiliar nessa travessia, a fim de contribuir com uma implementação que considere as especificidades dos interlocutores: os adolescentes e jovens".
Vislumbrando as contribuições que a publicação pode trazer aos professores desse segmento de ensino e aos gestores educacionais, Michele Jordão, coordenadora do GT do Ensino Médio da Umbrasil, indica a leitura do livro. “Os artigos buscam compreender o novo lugar do Ensino Médio e da escola na sociedade contemporânea e, portanto, contribuirão com o processo de reflexão e ação pedagógica de todos os gestores e professores que, no corrente ano, estão experienciando o novo desenho de arquitetura curricular da última etapa da educação básica do Brasil Marista", explica.
Interessados em adquirir a versão digital ou impressa da obra podem acessar o site da Edipucrs.