Navegar para Cima

Notícias

Maristas marcam presença na Ampliada Extraordinária da Pastoral da Juventude de Roraima

22/03/2022
Institucional
O evento, apoiado pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), ocorreu nos dias 19 e 20 de março, na Cáritas Diocesana de Boa Vista/RR

Com o objetivo de traçar linhas de ação para o próximo triênio, a Pastoral da Juventude da Diocese de Roraima realizou sua Ampliada Extraordinária à luz do tema “No lavrado de Roraima, as juventudes existem, resistem e persistem". A iniciativa reuniu mais de 40 jovens coordenadores de área, de paróquias e de grupos de base, acompanhados pelo assessor do Regional da Pastoral da Juventude (PJ)/Norte 1, pelos assessores diocesanos e pela equipe da Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude (CDPJ).

A Rede Marista esteve representada pela participação de uma colaboradora e de um Irmão Marista – respectivamente, Derlane Dourado, da Assessoria de Comunicação e Representação Institucional, e Irmão Danilo Bezerra, da Comunidade Marista de Boa Vista, em Roraima.

Para Dourado, que participou da Ampliada como membro da coordenação diocesana e representante da Pastoral da Juventude nas Pastorais Sociais, o debate sobre mídias e redes sociais, pautado durante o evento, gerou interesse e curiosidade nos jovens, debruçados sobre a construção do plano de ação que será trabalhado com eles durante o próximo triênio. “É importante os jovens saberem o lado positivo das redes sociais e como isso pode ajudar na Pastoral da Juventude. A informação, quando bem repassada, gera interesse e curiosidade para outros jovens que queiram conhecer o nosso grupo", afirma.

Ir. Danilo, assessor religioso da Pastoral da Juventude, coordenador da REPAM e das Pastorais Sociais de Roraima, contribuiu na mesa de formação da Campanha da Fraternidade 2022. “A campanha da fraternidade deste ano nos convida a falar com sabedoria e ensinar com amor, e os/as jovens são sujeitos neste processo de educação, existindo, resistindo e persistindo, tendo como horizonte a civilização do amor. Saí da Ampliada, motivado a continuar como assessor e, acima de tudo, como irmão dos/as jovens. Gratidão".

 

Sobre a Pastoral da Juventude de Roraima

A Pastoral da Juventude (PJ) é uma ação evangelizadora da igreja católica que visa a trabalhar questões sociais e a evangelização das Juventudes, em que os próprios jovens são protagonistas de outros jovens. Os espaços de estruturação da Pastoral da Juventude são os grupos de bases, paróquias, áreas missionárias, Diocese Regional e Nacional. O principal objetivo da PJ é fazer com que o jovem tenha um olhar para a pessoa e para a proposta de Jesus Cristo, além de desenvolver com eles um processo de formação, capacitando-os para atuarem nas comunidades, outros ministérios da igreja católica e no meio social, ocupando espaços na sociedade em que a PJ se faz presente.