Na próxima quarta-feira, 8 de dezembro, a Igreja Católica celebra o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Segundo dogma proclamado pelo Papa Pio IX, em 1854, mas presente na fé cristã há mais tempo, Maria foi preservada do pecado original considerando a sua missão de ser mãe de Jesus.
As Sagradas Escrituras apresentam várias passagens sobre a vida de Maria, as quais atestam uma vida movida pela graça de Deus. Por isso o Anjo à saúda dizendo: “Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você”! O amor, a ternura, o serviço e a profecia de Maria são sinais de uma vida de proximidade com Deus, isto é, Deus sempre esteve com Maria, da mesma forma que Maria sempre esteve com Deus, buscando-o constantemente.
Na Rede Marista, somos convidados a conhecer essa figura feminina. Suas virtudes inspiraram nosso fundador, Marcelino Champagnat, a trabalhar na missão marista e seguem orientando, até hoje, o jeito marista de ser. Ela caminha conosco como exemplo de humanidade, de ternura e afeto, nos motivando a olhar o mundo com olhos cheios de esperança e solidariedade.