No último sábado, 14/12, o Irmão Luciano Taminski celebrou a sua primeira Profissão Religiosa durante a missa de encerramento do Retiro Provincial de Irmãos. Esse é um momento muito importante na caminhada vocacional, pois é quando o jovem confirma, pela primeira vez, a sua decisão de ser um Irmão Marista.
O Irmão Luciano iniciou sua trajetória marista em 2010, quando realizou o acompanhamento vocacional na cidade de Bom Princípio (RS). Após esse ano, passou pelo Juvenato São José, em Lajeado (RS), e em 2016, após dois anos em outras atividades, foi para o Postulado Marista Mãe de Deus, em Porto Alegre (RS).
Sua última etapa de formação marista foi o Noviciado realizado em Cochabamba, na Bolívia, onde aprofundou-se na vivência apostólica. “O período de dois anos no Noviciado me deu a possibilidade de crescer no que concerne a globalização da missão marista. É preciso estar disponível para ir além-fronteiras", afirma Luciano.
Agora, o mais novo Irmão da Rede Marista está entusiasmado para atuar em prol da missão: “volto para o Brasil com a bagagem repleta de aprendizados para compartilhar e com a certeza de que é muito grande a missão que nos regalou o Padre Chamapagnat", finaliza.
Profissão dos votos marcou o encerramento do Retiro de Irmãos
Durante toda a semana que antecedeu a celebração dos Primeiros Votos do Irmão Luciano, os demais Irmãos da Rede Marista estiveram reunidos no Retiro Provincial realizado no Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis (RS).
Com o tema Esperança e Interioridade no Caminho do Nazareno, o encontro foi orientado pelo Ir. Antonio Carlos Ramalho, da Unidade Administrativa Marista Centro-Norte, e foi marcado por uma experiência profunda de oração, silêncio, reflexão, contemplação e partilha.
Anualmente os Irmãos são convidados a participarem desse retiro para que possam distanciar-se das suas atividades diárias e cuidar da relação consigo mesmo, com as pessoas e com Deus. “É muito importante uma instituição zelar pela qualidade de vida humana e espiritual de seus membros em vista da vitalidade de sua missão", explica o Irmão Romidio Siveris.
Cerca de 30 Irmãos Maristas participaram do momento formativo e espiritual. O encerramento foi realizado no dia 14/12 com a missa que marcou a profissão dos primeiros votos do Irmão Luciano e a renovação de votos dos Irmãos Antonio Raí Costa de Menezes, Francisco Arnold e Matheus da Silva Martins. “Renovar os votos é uma confirmação de que ser Irmão Marista me faz feliz e realizado. Como Irmãos sempre buscamos o bem das pessoas e principalmente das crianças e jovens que mais precisam. É isso que move minha vida como religioso e como pessoa", afirma o Irmão Raí.