A 19ª edição dos Jogos Sociais Maristas reuniu mais de 2,6 mil pessoas no Cesmar. Realizado na última sexta-feira, dia 24 de novembro, o evento contou com a participação dos Centros Sociais, Colégios Sociais e das Escolas Sociais.
A Rede Calábria foi a instituição convidada deste ano. Além dos jogos, brinquedos infláveis e uma programação especial para as crianças da Educação Infantil marcaram a programação do dia.

Na abertura dos Jogos Sociais, o desfile das delegações garantiu a diversão das crianças, dos adolescentes e jovens das unidades. Os Irmãos Maristas Dionisio Rodrigues, vice-presidente da Rede Marista, José Bittencourt, coordenador da Área de Solidariedade, e André Dall’Agnol, diretor do Cesmar, deram as boas-vindas a todos os presentes e reforçaram o objetivo de integração e diversão do evento.

Com partidas nas modalidades de Futebol Sete e Vôlei, nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil e livre, os jogos movimentaram o dia dos educandos e educadores. Na hora do almoço, quando todos os brinquedos infláveis foram temporariamente desligados e todo mundo foi convidado a saborear um delicioso hambúrguer, houve também apresentações culturais em frente ao palco. Educandos apresentaram coreografias de dança e animaram o início da tarde.

Cooperativo, não competitivo
Como as partidas não têm caráter competitivo, no final do dia todas as unidades ganharam o novo adesivo do troféu do evento, que já é o mesmo desde 2019. Produzido por educandos e educadores do Cesmar, o troféu em mdf foi pensado para durar cinco anos – ele tem formato hexagonal, sendo que um dos lados foi utilizado para colocar o nome da unidade. Nos Jogos Sociais Maristas, todo mundo ganha pelo espírito cooperativo.
No encerramento do evento, as unidades também levaram para casa uma lembrança do dia: coletes dos Jogos Sociais Maristas, para serem usados durante o ano em passeios, treinos e demais aulas na unidade.
Além disso, mil camisetas da Olimpíada Marista Brasil foram distribuídas como doação para todas as unidades. A Olimpíada Marista Brasil é fruto da união de dois eventos tradicionais que ocorriam nos Colégios Maristas do Brasil: o Maristão e a Olimar.
As Escolas Sociais Maristas de Educação Infantil, como já é tradição, ganharam uma programação especial para os pequenos. Teve contação de histórias, hora do soninho e uma alimentação diferenciada para que as crianças pudessem aproveitar os Jogos Sociais Maristas.

Quer assistir aos vídeos de anos anteriores dos Jogos Sociais Maristas? Todos eles, desde 2013, estão em nosso canal no YouTube. Acesse aqui.