Com pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Guilherme Bertassi, ocorrido hoje, 1º/2, às 7h25, em Porto Alegre, vítima de septicemia e broncopneumonia. O Irmão tinha 90 anos de idade e 74 de vida religiosa marista.
O velório será realizado hoje, a partir das 15h, na Vila Marista, em Viamão. Amanhã, dia 2/2, às 9h30, haverá a missa de corpo presente, na Capela do Lago.
Trajetória e missão
Natural de Erechim (RS), o Irmão Guilherme ingressou no Juvenato, em Joaçaba (SC), em 1943. Seguindo a sua formação, fez o Postulado em Porto Alegre (RS) e o Noviciado em Veranópolis (RS). Em fevereiro de 1949, professou seus Primeiro Votos em Veranópolis. Já os Votos Perpétuos foram realizados em 1954, na cidade de Passo Fundo (RS).
Era bacharel e licenciado em Química pela PUCRS. Além disso, também realizou o Segundo Noviciado em El Escorial, na Espanha, e formação no Centro de Teologia e Estudos Espirituais para a Vida Religiosa - CETESP, no Rio de Janeiro.
Exerceu o apostolado em diferentes espaços maristas atuando, especialmente, como professor, gestor escolar e formador. Sua bagagem sempre estava pronta para trabalhar onde a missão marista estivesse precisando. Entre as diferentes cidades pelas quais passou nos estados da região sul estão: Porto Alegre (RS), São Gabriel (RS), Passo Fundo (RS), Curitiba (PR), Santa Maria (RS), Criciúma (SC), Jaraguá do Sul (SC), Pouso Redondo (SC), Caçador (SC), Joaçaba (SC) e São Bento do Sul (SC).
Na década de 1990, o Irmão Guilherme iniciou sua atuação na região amazônica atuando nas seguintes cidades: Porto Velho (RO), Ji-Paraná (RO), Canutama (AM), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC) e Manaus (AM). Em sua entrevista ao projeto Memórias Maristas, o Irmão relatou o quanto era encantado pela região amazônica e a importância da atuação religiosa nessa localidade. “O papel da Igreja no contexto amazônico é atender os mais necessitados", afirmou.
Desde 2020, o Irmão Guilherme estava residindo na Casa São José, em Viamão (RS), para a realização de tratamento de saúde. Os relatos de sua trajetória estão registrados no projeto
Memórias Maristas: histórias de amor e vida. Assista ao vídeo completo: