No sábado, 8 de dezembro, o mundo marista recordou o testemunho do Ir. Henri Vergès, que foi beatificado pela Igreja Católica, em conjunto com outros 18 mártires, em reconhecimento à sua santidade em vida, fé inabalável em Jesus Cristo e doação à causa dos mais pobres. Nascido na França, o Irmão foi martirizado em 1994, na Argélia, onde atuou por 25 anos.
Ir. Vergès teve uma destacada atuação como educador e evangelizador. Seu trabalho é reconhecido pelo respeito ao islamismo do país, pela perseverança em meio às adversidades e pelo valor dado aos ideais maristas. Passou seis anos à frente da Escola São Boaventura, na capital Argel. Também foi professor de Matemática e fundou em sua própria casa uma biblioteca frequentada por mais de mil estudantes – espaço no qual foi assassinado por extremistas.
Para o Irmão Sylvain Ramandimbiarisoa, Conselheiro-Geral do Instituto Marista, a beatificação do Ir. Henri Vérges é uma mensagem de compromisso com a vida. “Sua história é um exemplo para termos mais coragem para fazer o bem nas situações mais difíceis", comenta.
A União Marista do Brasil (Umbrasil) disponibilizou em seu portal um conteúdo compilado pelo Instituto Marista sobre a biografia do Irmão. Acesse aqui.