Com pesar comunicamos o falecimento do Irmão Ary Suliani, ocorrido ontem, 11/6, às 21h, no Hospital de Caridade de Santa Maria (RS), vítima de síndrome respiratória aguda. O Irmão tinha 84 anos de idade e 65 de Vida Religiosa Marista.
Em função da pandemia Covid-19, não será realizado velório nem missa de corpo presente. Ainda hoje, no Crematório Dom José, em Santa Rosa (RS), ocorrerá a cremação; e, tão logo as autoridades permitam, será feita uma cerimônia em memória do Ir. Ary, na Vila Marista, em Viamão (RS).
Sobre a Covid-19
O Irmão Ary integrava o grupo de risco de contaminação por coronavírus por ter mais de 60 anos e já possuir doenças pré-existentes. Ele estava internado desde 29 de maio no Hospital de Caridade de Santa Maria, com diagnóstico positivo de Covid-19.
Por ocasião de sua internação, os demais seis Irmãos Maristas residentes na Comunidade do Cerrito fizeram testes para Covid-19. À época, mesmo assintomáticos, outros três Irmãos testaram positivo para o vírus. Transcorridas duas semanas, novo teste, disponibilizado pelo Instituto do Cérebro do RS (InsCer), foi realizado em todos os Irmãos e colaboradores/as da Comunidade Marista do Cerrito. Nessa data, apenas um Irmão teve teste positivo.
Neste período e até hoje, todos os Irmãos da Comunidade Marista do Cerrito seguem assintomáticos e encontram-se isolados, seguindo rigorosos protocolos de segurança.
Trajetória e Missão
Natural de São Marcos (RS), o Irmão Ary ingressou no Juvenato em Antônio Prado (RS), em 1946. Fez a Primeira Profissão em Porto Alegre (RS), em 1956, e os Votos Perpétuos em dezembro de 1960, também na capital gaúcha.
Graduou-se em Estudos Sociais, pela Universidade Estadual do Mato Grosso e em História (Plena), pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa, de Andradina (SP). Fez o 2º Noviciado, em El Escorial, na Espanha, em 1973 e o curso do Centro de Renovação Espiritual (Cerne), em Campo Grande (MS) no ano de 1992.
Irmão Ary exerceu o apostolado em diferentes locais do Brasil. Em 1959, atuou como professor no Colégio Marista Aparecida, em Bento Gonçalves (RS). Nos anos que seguiram, dividiu as funções de professor e ecônomo no Ginásio São Tiago, em Farroupilha (RS) (1960 a 1963 | 1966 | 1968) e na Escola Irmão Irineu, em Antonio Prado (RS) (1964). No Rio Grande do Sul, o Ir. Ary também lecionou no Colégio Marista São Francisco, em Vacaria (RS) durante o ano de 1965.
A partir de 1969 começa a sua atuação missionária fora do solo gaúcho. Até o ano de 1981 ele trabalhou como professor e orientador no Centro Educacional Marista de Nova Andradina, em Nova Andradina (MS). Em 1982 seguiu para Naviraí (MS) onde ficou até 1987 atuando como animador e integrante da Agência Regional de Educação no Centro Educacional Marista de Naviraí. A partir de 1988 seguiu para Campo Grande (MS) onde exerceu o apostolado até 1994 no Centro Educacional Marista de Campo Grande. De 1995 a 1997 atou como integrante da Agência Regional de Educação no Centro Educacional Marista de Dourados (MS). No ano seguinte partiu para Benjamin Constant (AM) onde ficou até 2003 atuando como animador e agente de Pastoral no Centro Educacional Marista de Benjamin Constant. De 2004 até 2007 foi animador, ecônomo e agente de Pastoral na Comunidade Marista de Manaus (AM) e depois seguiu para a Comunidade Marista de Ji-Paraná (RO) onde residiu até 2011.
O Irmão Ary Suliani Volta para o Rio Grande do Sul em 2012 para realizar tratamentos de saúde e, desde então, estava na Residência Marista do Cerrito, em Santa Maria (RS).