No dia 14 de junho, ocorreu o Fórum do Voluntariado, na Casa da Juventude Marista (Caju), em Porto Alegre. O encontro contou com a participação de cerca de 30 pessoas, entre voluntários/as, gestores/as e pastoralistas de todos os empreendimentos da Rede Marista. O objetivo do encontro foi incentivar a partilha de experiências, fomentar a Cultura da Solidariedade e a projetar o Voluntariado da instituição.
No início do dia, a programação contou com a presença da professora do curso de Serviço Social da PUCRS, Beatriz Gershenson, que abordou o tema Direitos humanos por uma perspectiva crítica, incentivando um olhar sensível às realidades emergentes. Ao longo da manhã, o Vice-Presidente da Rede Marista, Ir. Odilmar Fachi, apresentou os apelos canônicos e as iniciativas globais relacionadas ao voluntariado. Durante a tarde, ocorreram exposições de experiências de voluntariado no Hospital São Lucas, no Colégio Marista Rosário e em Lábrea (AM).
Para o coordenador Provincial do Voluntariado, Renato Estevão Biasi, o fórum foi uma etapa essencial para a caminhada do programa. “Foi um momento importante para compreendermos o que são as realidades emergentes", disse. “Além disso, também foi uma oportunidade para avaliar nossos processos e projetar de que forma podemos ampliar e qualificar nossa atuação", avaliou. Para a coordenadora da Pastoral do Colégio Marista Santo Ângelo, Jurema Sausen, o fórum foi bastante produtivo e gratificante. “Enquanto pastoralistas, estávamos precisando de formações sobre o voluntariado", disse. “Foi muito importante o estudo sobre as realidades emergentes, pois foi possível compreender de que forma podemos atuar a fim de sensibilizar nossos/as estudantes a terem um olhar para os/as mais necessitados/as", concluiu.
Na última parte do encontro, os/as participantes foram separados/as em grupos para dialogar sobre os processos de gestão e execução em rede do Programa de Voluntariado.