“Não deixeis que vos roubem a esperança”. É com essa frase do Papa Francisco que, em 2020, recordamos uma das datas que marca o propósito da nossa instituição e que dá sentido à nossa essência enquanto maristas. Em 1816, Marcelino Champagnat, passou por um momento que o despertou para a criação do Instituto Marista. No dia 28 de outubro daquele ano, ele foi chamado para confessar um jovem que estava gravemente doente. Champagnat, na época padre, foi às pressas ao povoado que se encontrava nas redondezas de La Valla para atender Jean-Basptiste Montagne, de 16 anos.
Ao chegar, surpreendeu-se ao perceber que o menino desconhecia Deus e não poderia, nem nas suas últimas horas de vida, realizar uma confissão. Esse episódio ficou conhecido como o Encontro com o Jovem Montagne e, conforme os escritos institucionais, foi um momento marcante e decisório para a fundação da missão marista.
Solidário, humano e com o sonho de educar crianças e jovens, a partir do encontro com Montagne, os questionamentos de Champagnat sobre quantos outras crianças se encontravam todos os dias na mesma situação o impulsionaram a construir um projeto de educação pautado na evangelização e vivência do amor fraterno.
A esperança em cada pequeno Montagne
Mais de 200 anos depois, o sonho de Champagnat é uma realidade. A missão marista está em movimento em mais de 70 países ao redor do mundo, em diferentes espaços e culturas. O rosto do jovem Montagne de 1816 se faz presente em diversas crianças e adolescentes atendidas em distintos espaços maristas.
Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, é ainda mais urgente buscar os jovens Montagnes da nossa rotina e trabalhar pela transformação diária de realidades. Nesta data, inspirados nas palavras do Papa Francisco, que nos incentiva a não perder a esperança, que sejamos luz em cada espaço de atuação e sejamos a presença e o sonho de Champagnat, buscando atender e ser luz na vida de cada pequeno Montagne.
Animação Vocacional: projeto de vida com os Montagnes do século XXI
Atualmente encontros significativos e transformadores ocorrem também por meio da Animação Vocacional Marista. Projeto que convida a sermos presença, com o objetivo de construir um amanhã mais humano, responsável e consciente.
Para o Ir. Edson Rissi, responsável pela Animação Vocacional da Rede Marista, o episódio de Champagnat com o jovem Montagne fortalece a sua missão diária. “Nós, Maristas de Champagnat, buscamos ser presença significativa junto às juventudes, a fim de contribuirmos para que descubram seus propósitos pessoais e construam seus projetos de vida. Inspirados no insight fundacional de Marcelino, procuramos ‘estar presente aonde os jovens estão’”, conta. Saiba mais sobre a Animação Vocacional aqui.