No mês de maio ocorreram os Encontros Regionais de Animadores/as da Pastoral Juvenil Marista. A Identidade da PJM foi o tema das formações com o objetivo de reafirmar os princípios e celebrar os 10 anos da PJM, que estão sendo comemorados em 2019. A proposta convidou os/as jovens a revisitar a simbologia e as descobertas da mística da acolhida (presépio), da vivência grupal (altar) e da solidariedade (cruz). Por meio de dinâmicas e partilhas, o grupo pode refletir e compartilhar experiências sobre a mística que cada um desses lugares evoca.
Ao todo, foram três encontros regionais. As 23 unidades em que há PJM na Rede Marista foram divididas por proximidade geográfica. No dia 17 de maio ocorreu o regional de Porto Alegre com a presença das unidades da capital, da região metropolitana e da cidade de Rio Grande no Colégio Marista Champagnat. Na semana seguinte, 24/5, o Recanto Marista Medianeira, em Veranópolis, sediou o encontro regional de Passo Fundo com a presença dos Colégios Maristas de Bento Gonçalves, de Canela, de Erechim e de Passo Fundo. O terceiro ocorreu no dia 31/5 no Colégio Marista Santa Maria, em Santa Maria, e reuniu Animadores/as as unidades de Cachoeira do Sul, de Santa Cruz do Sul, de Santa Maria, de Santo Ângelo e de Uruguaiana.
Quem participou das atividades destacou a escolha da temática e o formato do encontro. Para Laura Conceição, do Colégio Marista São Francisco, de Rio Grande, a formação deixou ótimas lembranças. ”Amei cada segundo: a acolhida, as reflexões, as atividades e a integração com outras unidades”, afirmou a jovem que participou pela primeira vez de um Encontro de Animadores/as. Já Gabriela Rosa, da Escola Social Marista Santa Marta, de Santa Maria, ressaltou as reflexões a respeito da mística da solidariedade. “Foi muito interessante, pois podemos perceber que não estamos sozinhos, que há mais pessoas lutando pelas mesmas causas”, disse a jovem.
Grupo que participou do Regional de Passo Fundo
Para Luana Michelon, do Colégio Marista Aparecida, de Bento Gonçalves, o fato do grupo ser reduzido permitiu maior contato entre os/as participantes. “Com menos gente foi possível se conectar por inteiro com todos/as e expor opiniões”, explica.
Também estavam presentes nas atividades, os/as Assessores/as que acompanham o processo da PJM nas unidades. Somando as três atividades, cerca de 230 pessoas participaram dos regionais. No fim desta semana ocorrerá um encontro no mesmo formato para os/as Animadores/as do Colégio Marista João Paulo II, em Brasília.