Na quinta-feira, 5 de julho, gestores dos Colégios e Unidades Sociais de Porto Alegre e Região Metropolitana participaram de um encontro para conhecer a proposta do Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente. Realizada na Fundação Irmão José Otão (Fijo), a reunião trouxe o escopo geral da iniciativa, que irá produzir conteúdo e realizar pesquisas sobre a área, tendo como temas centrais Saúde Mental, Educação e Direito. Outro objetivo do encontro foi proporcionar um diálogo para conhecer as demandas dos empreendimentos, conhecimento essencial durante a formatação do Centro, que será lançado oficialmente em 22 de agosto.
Segundo o Ir. Sandro Bobrzyk, coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, a iniciativa é sinal dos esforços da instituição para promover direitos e criar ambientes saudáveis, que desenvolvem valores. “Nosso objetivo é atender a questões sociais, por isso é muito importante essa partilha, para que as Unidades nos apresentem suas diferentes realidades. Dessa forma podemos atuar, de forma assertiva e interdisciplinar, tendo em vista situações condizentes com o dia a dia dos empreendimentos”, explica. Quando lançado, o Centro irá promover encontros de formativos tanto para colaboradores quanto abertos à comunidade, além de prestar assessoria sobre o tema para os empreendimentos da Rede Marista.
Comprometimento com a promoção da vida
A Rede Marista possui políticas institucionais de proteção integral às crianças, adolescentes e jovens, que embasam a atuação das pessoas que trabalham nos empreendimentos e unidades. Além de promover campanhas educativas e contar com o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a instituição possui com o canal Nossos Valores, espaço que apresenta o Código de Conduta e os parâmetros éticos que guiam a missão marista. Nessa plataforma online, todos podem comunicar, de modo seguro e anônimo, preocupações, dúvidas e sugestões.