Navegar para Cima

Notícias

Empreendimentos da Rede Marista realizam atividades formativas do Ano das Vocações Maristas

30/08/2022
Institucional
A temática Cuidar e Gerar Vida Marista pautou todos os encontros

Em sintonia com a Igreja Católica, que celebra, em agosto, o mês das vocações, as unidades administrativas do Brasil Marista promoveram diferentes iniciativas para marcar a Semana Vocacional Marista. Este ano, as atividades tiveram como temática central o lema do Ano das Vocações Maristas: Cuidar e gerar vida marista. As iniciativas têm como objetivo promover a cultura vocacional e uma reflexão sobre o projeto de vida de cada indivíduo.

Segundo a doutrina cristã, toda a vocação é um chamado de Deus que tem como intenção a realização plena da pessoa humana. Cada um vive em sua trajetória um processo dinâmico de construção e reconstrução do ser. Nesse sentido, o acompanhamento vocacional auxilia no processo de autoconhecimento, escuta, discernimento e resposta ao chamado.

Durante todo o mês de agosto, diferentes atividades foram desenvolvidas nos espaços de missão da Rede Marista. Nos Colégios e Unidades Sociais, os estudantes e educadores participaram de momentos formativos, os jovens da Pastoral Juvenil Marista (PJM) realizaram retiros sobre essa temática e a equipe de Coordenação da Animação Vocacional da Rede Marista participou de momentos de integração nas unidades como, por exemplo, as festas da família. Na PUCRS, o grupo da PJM também reuniu universitários para refletirem sobre vocação e projeto de vida.

ALAA3855.JPG

Para o Irmão Edson Rissi, coordenador da Animação Vocacional na instituição, esses momentos de aproximação de diferentes interlocutores são importantes para que o carisma e a vida religiosa marista sejam ainda mais reconhecidos nos diferentes espaços de atuação: “a Semana Vocacional Marista esteve alinhada com o Ano das Vocações Maristas. As atividades realizadas em nossos espaços de missão tiveram o intuito de que os próprios jovens buscassem as respostas diante do propósito e sentido da vida. A vocação de cada ser humano é uma busca e uma construção constante que integra nosso modo de ser e de agir. É parte essencial de quem nós somos", explica. O Irmão ainda ressalta que, segundo os ensinamentos de Champagnat, viver a vocação é fazer a diferença na vida das pessoas: “É fazendo os outros felizes que encontramos nossa felicidade", afirma.

Interessados em conhecer outros detalhes sobre a vida religiosa marista podem acessar o Instagram @marista.sou que apresenta conteúdos sobre como os Irmãos Maristas vivenciam a sua vocação no dia a dia.