Navegar para Cima

Notícias

É tempo de reconstrução na Rede Marista

17/06/2024
Solidariedade
Nossos alojamentos estão sendo descontinuados, as doações agora são somente pelo pix e as unidades atingidas estão sendo higienizadas e reconstruídas

​​Desde a última semana de abril, nossos esforços enquanto Rede Marista e enquanto sociedade mudaram o caminho que seguiam e se adaptaram às urgências do Rio Grande do Sul. As enchentes que assolaram o Estado invadiram Centros Sociais, Colégios, Escolas e comunidades inteiras.

Dentro desse contexto, porém, a solidariedade ganhou ainda mais espaço. Todas as frentes de missão da Rede Marista estavam mobilizadas para fazer o que era necessário e urgente. Algumas se transformaram em alojamentos provisórios, outras, em pontos de coleta para doação, triagem e distribuição. Houve também uma grande mobilização de voluntários/as, para atender e organizar as novas rotinas de entregas. Acompanhe abaixo alguns dados dessa jornada em rede.

Alojament​os provisórios

Nossos espaços chegaram a abrigar cerca de 1,2 mil pessoas simultaneamente. Veja quais foram essas unidades que se transformaram em alojamentos provisórios:

  • Antigo Postulado
  • Apamecor
  • Casa Marista da Juventude (Caju)*
  • Cesmar (foto abaixo)
  • Colégio Marista Assunção
  • Colégio Marista Graças
  • Colégio Marista Pio XII
  • Colégio Marista Rosário
  • PUCRS

*Atualmente, estão acolhidas na Caju 36 pessoas.

O Hospital São Lucas da PUCRS recebeu mais de 50 pacientes que foram realocados de outras instituições, especialmente do Hospital Mãe de Deus. O HSL também serviu de abrigo temporário para os próprios colaboradores que perderam tudo ou quase tudo nas enchentes.

Cesmar com colchões.jpeg

Pontos de colet​​a de doações

Tivemos um total de 16 pontos de coleta funcionando simultaneamente em diversas cidades do Estado e em Porto Alegre e Região Metropolitana.

Doações Rosário 2.jpeg

Centros de triage​m e distribuição

Quando nossas unidades que não foram atingidas retomaram o seu funcionamento, com aulas e demais atividades, organizamos alguns espaços para centralizar as doações já recebidas e receber as próximas que ainda chegavam. Focamos em três locais:

  • Avesol (foto abaixo)
  • Comunidade Marista Graças
  • Pousada São Lorenço

Recebemos aproximadamente 11 carretas com doações de roupas, água, cestas básicas, itens de higiene e limpeza, cobertores e travesseiros. Atualmente, não estamos mais recebendo doações, somente organizando o estoque em cada uma delas e fazendo as ​destinações necessárias.

WhatsApp Image 2024-06-17 at 11.37.57.jpeg

Vo​luntariado e parcerias

Mais de 2 mil voluntários/as doaram seu tempo, talento e força de trabalho atuando em nossos alojamentos, pontos de coleta e centros de triagem e distribuição. Nos abrigos, uma infinidade de serviços estava à disposição das pessoas gratuitamente.

  • Atendimento psicológico
  • Atendimento social (documentações)
  • Atendimento médico
  • Atividades culturais
  • Atividades esportivas
  • Recreação para crianças

De um lado, o voluntariado. De outro, as parcerias que se fortaleceram durante a caminhada ou se firmaram. Empresas, órgãos públicos e instituições sociais e da Igreja somaram seus esforços aos nossos, por meio de doações, divulgação e outras frentes.​

Marmitas na Caju.jpeg

Unidades atingidas

De todas as unidades educacionais que foram atingidas diretamente pelas águas, o Colégio Marista São Pedro foi a única que já retomou as atividades. As outras, todas sociais, seguem em processo de limpeza, manutenção e reconstrução. Veja quais são:

  • Centro Social Marista Aparecida das Águas
  • Centro Social Marista Ir. Antônio Bortolini
  • Escola Marista Boa Mãe (foto abaixo)​
  • Escola Marista Menino Jesus
  • Escola Marista Tia Jussara 

Ao todo, essas cinco unidades atendem cerca de 650 educandos diretamen​te e 3 mil pessoas indiretamente, da comunidade de três bairros de Porto Alegre: Arquipélago, Loteamento Santa Teresinha e Vila Farrapos.

WhatsApp Image 2024-06-17 at 12.00.44.jpeg

Ainda é possível ajudar por meio do pix

Seguimos com a nossa campanha pelas pessoas atingidas nas enchentes. Doe por meio da chave pix [email protected]. Todo o valor recolhido será destinado para compra de materiais e outros itens necessários para a reconstrução da vida das pessoas atingidas.

Não estamos mais recendo doações em nossos espaços. Para doações internacionais, acesse as instruções aqui.