Navegar para Cima

Notícias

E-book registra mais de 100 projetos da Educação Básica durante a pandemia

06/05/2021
Institucional
Publicação regional busca compartilhar e reconhecer os aprendizados de 2020

​​Em 2020, em meio às adaptações implementadas nos diversos espaços escolares maristas devido à pandemia, a Rede de Escolas da Região América Sul percebeu a importância de registrar iniciativas, vivências e aprendizados desse momento histórico. Mobilizados por esse olhar sensível, a equipe – em sintonia com os educadores das Unidades de Educação Básica do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Peru, construíram um e-book com narrativas dos principais projetos desenvolvidos ao longo desse um ano de mudança de rotinas.

O coordenador da equipe regional da Rede de Escolas, Ricardo Mariz, conta como foi a articulação do projeto e o desafio de reunir as vivências e aprendizados em um momento tão atípico. “Foi comum entre as Províncias o esforço para compreender a dinâmica da pandemia, as condições necessárias de cuidado e a oferta de soluções alternativas para continuidade dos processos de aprendizagem e de assistência", comenta. Mariz ainda destaca que, a partir da iniciativa, foi possível perceber a intensificação das soluções de tecnologia, o cuidado com os estudantes com dificuldades de acesso, criação de protocolos de segurança específicos para escolas, a revisão dos planejamentos e formas de avaliação e o esforço de todos por um duplo movimento que se completam: cuidar da vida e da aprendizagem. “A publicação que será lançada em breve cumpre o papel de sistematização desta experiência, partilha dos aprendizados feitos e das soluções construídas. Dessa forma podemos encurtar caminhos, evitar erros e ampliar práticas que estão dando certo.", avalia.

Luciano Centenaro, integrante da equipe e representante da Província Marista Brasil Sul-Amazônia, afirma que a publicação também foi uma maneira de reconhecer e valorizar as experiências vivenciadas. “Penso que esta publicação cumpre o dever de dar voz aqueles que construíram soluções potentes para que a missão continuasse, mesmo diante de inúmeras dificuldades", explica. “Dar voz àqueles educadores que não desistiram do sonho de educar abrindo seus próprios lares para receber pela tela dos computadores seus estudantes em suas casas."

São conteúdos em português e espanhol que consistem em mais de 500 páginas e exemplificam o quanto a missão marista foi resiliente, buscou adaptações e, sobretudo, seguiu viva – da sala de aula para a sala de casa. Após revisões, o material, atualmente, está em diagramação e tem previsão de lançamento em junho de 2021.