Navegar para Cima

Notícias

Da Amazônia ao Ceará: Postulantes ingressam em nova etapa formativa na Comunidade Marista de Fortaleza

09/02/2024
Vida Partilhada
O grupo será formado por quatro postulantes da Província Marista Brasil Sul-Amazônia e quatro da Província Marista Brasil Centro-Norte

No início do mês de fevereiro, quatro vocacionados da região amazônica que estavam na etapa do Pré-Postulado Marista avançaram na formação e seguiram para Fortaleza (CE), onde darão continuidade à formação na etapa do Postulado. Nossa Província estará representada por: Edrixandre França de Lima, Francisco Neilson de Souza Maciel, Jefferson Araújo de Castro e Devindro Soares Naraine. Além deles, a Comunidade Marista de Fortaleza será formada por mais quatro postulantes da Província Marista Brasil Centro-Norte e pelos formadores: Ir. Luiz Carlos Lima (PMBCN), Ir. Márcio da Costa (PMBCN), Ir. Silfredo Klein (PMBSA) e Ir. Wellington Medeiros (PMBCN).

Gratidão pela caminhada formativa e expectativa com o futuro

Os Postulantes relatam que a caminhada para chegar a essa fase de formação marista contou com a contribuição de muitas pessoas, especialmente dos Irmãos e formadores que conviveram com eles nas Comunidades Maristas. Para Devindro, natural de Boa Vista (RR), participar da Comunidade em sua cidade natal foi muito enriquecedor. “Tenho imensa gratidão pela experiência que compartilhei com os Irmãos e voluntários em Boa Vista, pelo conhecimento adquirido, pelo progresso e pelos passos dados em direção à amizade que cultivamos juntos. Ao ingressar no Postulado, trago comigo a expectativa de poder manifestar a mesma dedicação e amizade que experimentei, para seguir adiante com fé e determinação no coração", avalia.

Edrixandre, natural de Porto Walter (AC), explica que a experiência na casa de formação em Cruzeiro do Sul (AC) foi muito boa e com aprendizados muito ricos. Ao falar sobre a expectativa para o Postulado em Fortaleza, ele afirma que já está preparado para o novo momento: “Estou com o coração aberto e espero conhecer pessoas novas e aprofundar cada vez mais no caminho de discipulado na vida religiosa consagrada como futuro Irmão Marista".

Já o formando Francisco Neilson, que também é porto-waltense, relata que os ensinamentos maristas serviram para ele se autoconhecer e decidir sua vocação: “a minha experiência na casa de formação em Cruzeiro do Sul (AC) foi incrível, pois os ensinamentos que aprendi foram bem aplicados e me ajudaram a aprofundar meu autoconhecimento e meu caminho vocacional. Quanto à minha expectativa para o postulado em Fortaleza, espero que seja uma etapa de crescimento com alegria, positividade e que eu possa ter a experiência de realizar coisas novas em minha caminhada formativa marista e atingir os objetivos propostos pela etapa", avalia.

O amazonense Jefferson enfatizou que em sua experiência como formando pôde presenciar a vida marista de perto e viver o espírito de comunidade com os valores de união, responsabilidade e fraternidade, que o ajudaram a ser mais resiliente como ser humano e em sua caminhada religiosa e espiritual. “O período vivenciado na família contribuiu para tomar consciência desse desenvolvimento e retomar a caminhada", explica.

Os Irmãos que acompanharam o período do Pré-Postulado tornaram-se amigos, formadores e contribuíram muito com o processo de educação espiritual e comunitária dos jovens. “Foi bonito e gratificante ver e sentir o crescimento humano-integral, que vai desde as relações fraternas e sentimento de pertença até o ardor missionário", avalia o Ir. Danilo Bezerra, da Comunidade Marista de Boa Vista.

O Irmão Ricardo Fermo explica que a responsabilidade dos formadores é ajudar os jovens em seu discernimento, desenvolvimento humano, acadêmico, espiritual e religioso. “Procuramos não somente formar o futuro membro da Congregação, mas um cidadão ético e comprometido com as causas do Reino de Deus e com as transformações sociais na perspectiva do Evangelho", explica. Ao olhar para a trajetória formativa percorrida, ele enfatiza: “é uma alegria para a comunidade de Cruzeiro do Sul entregar para a etapa do Postulado esses jovens animados a serem o 'rosto de Cristo jovem e irmão' a outros jovens".