Em agosto, a Igreja Católica do Brasil celebra o Mês Vocacional. A comemoração foi instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na década de 80 e, desde então, católicos de todo o país são convidados vivenciarem esse mês como um período de reflexão sobre o seu projeto de vida e caminhada vocacional.
O Papa Francisco no
59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações (2022), compara a vocação ao “escultor divino" que, com suas mãos, nos faz sair de nós mesmos, para que se delineie em nós a obra-prima que somos chamados a ser. Assim Deus nos vê: “naquela jovem de Nazaré, viu a Mãe de Deus; no pescador Simão, viu Pedro, a rocha sobre a qual podia construir a sua Igreja. Essa é a dinâmica de cada vocação: somos alcançados pelo olhar de Deus, que nos chama, e não é uma experiência extraordinária reservada a poucos", afirma Francisco.
Como maristas, entendemos que a vocação é um chamado à felicidade e um projeto de vida em plenitude. Toda pessoa deveria desenvolver a capacidade de ler os acontecimentos da vida e identificar o que precisa fazer para cuidar e gerar a sua vida.
Semana Vocacional Marista
Atento aos apelos da Igreja e a necessidade de cada ser humano refletir sobre a sua caminhada pessoal, os maristas do Brasil também celebram o mês de agosto fazendo orações, atividades e formações sobre a temática das vocações.
A Semana Vocacional Marista 2023 tem como tema:
Vocação Marista: coragem e profecia e lema:
Ousemos dizer sim! O texto-base deste ano explica que a coragem e a profecia são elementos presentes desde o início da história Marista. “Imbuído e consciente da presença de Deus em sua vida, já em sua adolescência, Marcelino Champagnat ainda que sem muita certeza, não deixou de responder, de maneira ousada, sim ao chamado escutado: “Deus o quer". A bravura de Champagnat é fruto de sua profunda intimidade com Deus" (UMBRASIL, 2023, p.2).
Com a inspiração de Champagnat, desejamos seguir um caminho de fortalecimento da cultura vocacional existente entre nós, para que, por meio do testemunho daqueles que nos precederam e, até mesmo, pelo nosso próprio testemunho, consigamos transmitir às crianças, adolescentes e jovens que vale a pena ser marista.
Durante todo o mês de agosto os espaços de atuação da Rede Marista estão realizando atividades formativas e vivenciais sobre o tema das vocações. Além disso, a equipe da Animação Vocacional também está promovendo encontro em escolas públicas e grupos de jovens da igreja católica para falarem sobre essa temática.