O Colégio Marista Roque receberá, no dia 19 deste mês, o Encontro de Jovens Maristas 2024 – EJM. O evento reunirá em Cachoeira do Sul mais de mil participantes, incluindo estudantes, educandos, Irmãos Maristas e educadores de 23 colégios, escolas e centros sociais maristas e da PUCRS. O lema deste ano é A arte de viver o nós.
O EJM é um espaço de conscientização, vivências e debates sobre questões sociais, ambientais e humanas, alinhadas ao projeto educativo marista de promover a formação integral. Um dos destaques do evento é o protagonismo juvenil. Os jovens contribuem para a tomada de decisões, na escolha de temas e das metodologias que serão abordadas.
A programação inclui acolhida, 60 oficinas de formação relacionadas ao tema central, dinâmicas de integração, procissão no centro da cidade, seguida de missa na Catedral Nossa Senhora da Conceição, show de talentos e festa de encerramento.
Uma estrutura especial será montada no Colégio Marista Roque, com duas praças de alimentação, salas adaptadas para as oficinas/atividades de formação, cenários para fotos, espaço de descanso, palcos, sonorização e segurança. A diretora do Colégio Marista Roque, Jaqueline de Freitas Quandt, destaca que o EJM vem sendo preparado com muito carinho e dedicação. “Estamos na expectativa de bem acolher. Esperamos que todos se sintam em casa e fortalecidos à luz do carisma marista nesta celebração da juventude", declara Jaqueline.
“Altas expectativas para esse dia de reencontros. Estamos trabalhando muito e nos inspirando na arte e em outras edições do EJM para fazer deste dia inesquecível", declara uma das animadoras da Pastoral Juvenil do Marista Roque, Renata Foletto de Oliveira. A coordenadora de Pastoral do Marista Roque, Jéssica Pacheco, comenta que o EJM é um momento ímpar de alegria, convivência e aprendizagem para os jovens, pois ajuda a consolidar as diversas aprendizagens que fazem parte do currículo evangelizador vivenciado no dia a dia dos Colégios Maristas.
O EJM é realizado há mais de 10 anos pela Pastoral Juvenil da rede Marista. A cada ano, uma unidade educacional é escolhida para receber o evento. O colégio sede de 2025 será divulgado na festa de encerramento do EJM, no dia 19.
A arte de viver o nós
O lema do EJM 2024, A arte de viver o nós, convida a construir uma comunidade solidária, inclusiva e orientada para a justiça social. Essa ideia destaca o quanto a coletividade e a vida em comunidade são centrais na experiência pastoral da juventude marista. O encontro propõe um itinerário educativo com momentos e espaços pensados para ajudar os jovens a amadurecer um projeto de vida que vai além do individualismo, acolhe a diversidade e promove um discernimento vocacional. Tudo isso com um olhar atento ao engajamento socioambiental, ao cuidado da Casa Comum e à superação de injustiças e violações de direitos.
Confira a programação do EJM 2024:
- 7h30 às 10h – Chegada dos participantes e café da manhã
- 10h – Procissão até a Catedral Nossa Senhora da Conceição
- 10h30 – Missa
- 12h às 14h – Almoço e Show de Talentos
- 14h – Acolhida
- 15h às 17h – Oficinas
- 18h30 – Cerimônia de encerramento
- 19h30 – Jantar
- 20h30 – Festa de confraternização