Para marcar o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro em razão da festa de Nossa Senhora Aparecida, os empreendimentos da Rede Marista irão proporcionar um espaço de reflexão sobre a promoção e valorização da vida. Para motivar a ação, estudantes e educandos dos Colégios e Unidades Sociais, bem como pacientes da Pediatria do Hospital São Lucas, foram convidados a produzir desenhos que representassem o que é, na concepção deles, cuidar da vida da criança.
A atividade foi contextualizada a partir do documento Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens: Diretrizes para o Brasil Marista e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os trabalhos serão expostos nos nossos espaços de missão ao longo da semana, com o intuito de sensibilizar a comunidade sobre o tema. Entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, as ilustrações estarão dispostas em outra exposição – desta vez na Biblioteca Central da PUCRS.
Segundo o Coordenador da Assessoria de Proteção à Criança e ao Adolescente da Rede Marista, Ir. Sandro Bobrzyk, o objetivo é promover diálogo com crianças e adultos sobre a proteção da vida. “Acreditamos que uma infância bem vivida gera no ser humano qualidades imensuráveis que ele levará por toda sua vida", explica. “Queremos, cada vez mais, pautar uma reflexão sobre mudanças de atitude frente às diversas situações de negligência vividas pelas crianças".
Comprometimento com a promoção da vida
A Rede Marista possui políticas institucionais de proteção integral às crianças, adolescentes e jovens, que embasam a atuação das pessoas que trabalham nos empreendimentos e unidades. Além de promover campanhas educativas e contar com o Centro Marista de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a instituição possui com o canal Nossos Valores, espaço que apresenta o Código de Conduta e os parâmetros éticos que guiam a missão marista. Nessa plataforma online, todos podem comunicar, de modo seguro e anônimo, preocupações, dúvidas e sugestões.