Neste dia 20 de maio celebramos o aniversário do fundador do Instituto Marista. Marcelino José Bento Champagnat nasceu em Rosey, interior da França, no início da Revolução Francesa, há exatos 230 anos.
Filho de João Batista Champagnat e Maria Teresa Chirat, Marcelino, desde pequeno, teve uma educação baseada nos valores cristãos. Ainda jovem, foi para o seminário e progrediu com dificuldades nos estudos, pois havia abandonado a escola quando era pequeno após presenciar seu professor castigar fisicamente um de seus colegas.
Em meio a um contexto de pós-Revolução Francesa, quando o acesso à educação era precário, especialmente nas áreas rurais, o jovem Marcelino foi inquieto e incansável. Percebeu a urgência em atuar junto às crianças que necessitam de espaços educativos para a formação escolar e cristã. Comprometido com esse desejo, ele fundou o Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Em pouco tempo, a instituição se consolidou. Na época, foram criadas mais de 48 escolas que beneficiavam 7 mil estudantes.
Champagnat esteve à frente do Instituto Marista por um período de 23 anos. No dia 6 de junho de 1841, aos 51 anos de idade, muito doente e debilitado, ele faleceu deixando aos seus Irmãos esta mensagem: "Que haja entre vocês um só coração e um só espírito! Que se possa dizer dos Irmãozinhos de Maria como dos primeiros cristãos: 'Vejam como eles se amam!'".
Hoje, o Instituto Marista segue a missão sem fronteiras deixada por seu fundador há mais de 200 anos. A atuação de Irmãos, Leigos/as e colaboradores/as, ancorada no carisma marista, beneficia milhões de pessoas em 81 países de cinco continentes.
São Marcelino Champagnat foi canonizado no dia 18 de abril de 1999 pelo Papa João Paulo II.
Fonte: Champagnat.org