O Dia do Educador, celebrado em 15 de outubro, é especialmente dedicado a
homenagear todos/as os/as profissionais que atuam em prol da educação e contribuem diariamente para que as pessoas se tornem as melhores versões de si mesmas.
Para a Rede Marista, os educadores e educadoras são todos aqueles/as que atuam em nossos espaços de missão, seja dentro das salas de aula nos colégios, unidades sociais e universidade, na atuação no hospital escola e no instituto, nas comunidades maristas, na área técnica, ou nos bastidores, colaborando para que cada jornada de conhecimento seja a melhor possível. Todos esses/as profissionais são educadores/as porque se comprometem a compartilhar conhecimentos, ser exemplo e transformar vidas.
A educação nos transborda
A Rede Marista é uma instituição educacional que tem sua origem calcada na audácia do jovem Marcelino Champagnat que, descontente com o modelo de educação de sua época, idealizou um projeto revolucionário que segue vivo há mais de 200 anos e hoje está presente em mais de 80 países.
Com o passar dos anos, a educação vem mudando, mas segue com o mesmo propósito de transformar sonhos. Na campanha de valorização dos educadores deste ano, a Rede Marista apresenta o mote: A educação nos transborda.
A referência se dá a partir da relevância da atuação de todos esses/as profissionais na vida de seus alunos/as. Durante o período pandêmico, a educação se fez presente por meio dos recursos virtuais, das modalidades
on-line e de todo o esforço feito por educadores e educadoras que elaboraram as mais diversas estratégias para que o ensino chegasse até os/as seus/suas alunos/as.
Os/As personagens da campanha são os/as educadores/as maristas, mas que representam os/as demais profissionais de diferentes instituições de ensino espalhados/as pelo mundo. Sandra Einloft é professora e decana da Escola Politécnica da PUCRS, e Rogério Peres Costa é educador da área administrativa do Centro Social Marista de Porto Alegre (Cesmar).
É com esse olhar múltiplo para a atuação dos educadores e educadoras que a Rede Marista faz a educação acontecer todos os dias. “Nossa missão como educadores e educadoras é identificar e atender as necessidades dos nossos educandos, contagiá-los com energias positivas e ser exemplo do cultivo dos valores deixados por São Marcelino Champagnat”, explica Rogério.
Essa missão é reforçada pelo Irmão Marista Édison Hüttner, que atua como professor do Programa de Pós-Graduação em História e Teologia da PUCRS e coordena o Grupo de Pesquisa em Arte Sacra Jesuítico-Guarani e Luso-brasileira. Para ele, a educação é um princípio gerador de vida, de conhecimento e de relações. Como ex-aluno marista e hoje, religioso e educador, ele conta como a presença dos professores e Irmãos Maristas na sua vida foi importante para que ele decidisse a sua vocação:
“Como aluno na escola marista de Camaquã eu já percebia esse carisma marista presente na relação dos Irmãos, tanto com os alunos quanto com os professores. Esse espírito de fraternidade foi algo que me marcou muito. E hoje, atuar como professor em uma instituição católica é uma forma de continuar a tradição educativa deixada por Champagnat e promover um ensino que carrega em seu núcleo os princípios de ética e cidadania que são muito importantes para a nossa sociedade”, avalia Hüttner.
Gratidão e reconhecimento
O trabalho desenvolvido por educadores e educadoras deixa marcas permanentes na vida dos/as estudantes. Na pesquisa Vamos Falar sobre o Ensino Médio? Os(as) Jovens Estudantes e suas Percepções de Currículo no Brasil Marista, os entrevistados relataram o quanto consideram importante o convívio e os aprendizados obtidos por meio das relações estabelecidas com os/as professores.
Confira trechos dos depoimentos realizados durante o grupo focal da pesquisa:
“(...) o professor, pra mim, representa uma pessoa de inspiração que lutou pra chegar ali e da todo o seu melhor pra passar seu conhecimento para os alunos, então eu vejo o professor como uma pessoa de inspiração.” (Educando de Unidade Social Marista)
“(...) E eles me ajudam a me formar, são tipo mediadores, o meio pelo qual a instituição, como a gente falou, forma tanto o lado acadêmico quanto o social.” (estudante de Colégio Marista)
“(...) Pra mim acho que o professor é aquela pessoa que ajuda a gente a caminhar na caminhada da vida, acima do ensino (...) estão sempre incentivando a gente pra cima, dizendo para a gente não desistir (...)” (Educando de Unidade Social Marista)
“(...) pra mim professor é a minha inspiração, que eu olho e penso, meu deus, que sorte, bem isso que já falaram, que sorte que eu tenho de ter essas pessoas aqui comigo para me auxiliarem e me ensinarem.” (Estudante de Colégio Marista)
Fonte: Banco de dados da pesquisa
Vamos Falar sobre o Ensino Médio? Os(as) Jovens Estudantes e suas Percepções de Currículo no Brasil Marista (UMBRASIL, OJ PUCRS/REDE MARISTA, OJPUCPR, 2020).
Compartilhar conhecimentos
Como uma forma de valorizar todos os educadores e educadoras que compartilham conhecimentos, a Rede Marista realizou uma ação de doação de livros em dois pontos importantes da capital gaúcha: Casa de Cultura Mário Quintana e o Parque da Redenção.
Mais de 200 títulos da Edipucrs foram distribuídos durante o dia 13/10 convidando as pessoas a lerem as obras e homenagearem nas redes os professores e professoras que foram marcantes em suas vidas. A corrente de cultura realizada com a distribuição de livros é uma forma de levar conhecimento e fazer com a que educação perpasse diferentes espaços da sociedade.