06/11/2025

Voluntário marista realiza oficina de compostagem em três estados da Região Amazônica

WhatsApp Image at

Entre os dias 16 de setembro e 17 de outubro, o Leigo e voluntário marista Pedro Figueiredo, integrante da Comunidade Marista de Manaus (AM), realizou uma missão especial de imersão e partilha de conhecimentos pela Região Amazônica. A primeira etapa da viagem, feita de ônibus, partiu de Manaus, com destino a Cruzeiro do Sul (AC), e incluiu visitas a diversas cidades: Humaitá (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC). Na segunda etapa, Pedro foi com o Ir. Francisco Arnold de Manaus para Boa Vista (RR).

 

O objetivo principal da missão foi ampliar o trabalho marista na Amazônia e divulgar a Pastoral da Ecologia, por meio de oficinas de composteira doméstica e reciclagem. As atividades foram oferecidas para crianças, jovens e adultos, com o propósito de despertar a consciência ambiental e promover o cuidado com a Casa Comum. As visitas realizadas aos poderes públicos tiveram como objetivo buscar parcerias e fortalecer as relações para as questões ambientais.

 

Durante o percurso, Pedro conheceu diversas realidades e povos, entre eles indígenas, ribeirinhos, migrantes, além de comunidades urbanas e periféricas. Ele também visitou lideranças eclesiais e sociais, entidades governamentais e não governamentais e famílias que haviam recebido composteiras em visitas anteriores, especialmente em Boa Vista. Escolas, Centros Sociais e comunidades locais também estiveram entre os espaços visitados.

 

WhatsApp Image at

 

Pedro conta que ficou impressionado com a missão das Igrejas, o protagonismo feminino, o trabalho das Irmãs e lideranças – em sua maioria mulheres. “Ao mesmo tempo, me entristeceu ver tanto lixo nas cidades e a falta de organização dos lixões. Nas escolas, ainda não há uma preocupação com a educação ambiental, e as cidades carecem de infraestrutura adequada para o cuidado com o lixo”.

 

A missão reforça o compromisso marista com a educação socioambiental, o fortalecimento das comunidades locais e a promoção de práticas sustentáveis que valorizam a vida e o meio ambiente.

Compartilhar artigo