12/08/2025

Voluntariado na Amazônia: uma experiência de transformação

WhatsApp Image at

O Voluntariado Marista é uma oportunidade de fortalecer a cultura da solidariedade e o carisma marista em todos os lugares onde nossa presença significativa se faz necessária. Com esse intuito, a Rede Marista oportuniza experiências de voluntariado em diferentes localidades e espaços de atuação, como na Região Amazônica. A iniciativa contribui para transformar as realidades locais, bem como a vida daqueles que a desenvolvem.

 

Todos os anos, muitos corações generosos participam de missões voluntárias maristas na Amazônia, contribuindo em atividades sociais, formativas e pastorais. São histórias como a da secretária escolar e fraterna do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) Lucia Teodoro Tavares, que, recentemente, vivenciou a experiência em Cruzeiro do Sul (AC), atuando principalmente no Centro de Juventudes do município.

 

WhatsApp Image at

 

Durante oito dias, a voluntária contribuiu na recepção e acolhimento de estudantes e visitantes do espaço, apoiou a produção de eventos para a comunidade, participou de oficinas com jovens, entre muitas outras atividades. Ela destacou o sentimento de realização ao poder ajudar na iniciativa e a expectativa e de motivar mais pessoas para a participação.

 

“Conheci novos espaços de missão apostólica e contribui significativamente, sendo acolhida por cada pessoa que conheci ao longo da trajetória.  Ao retornar, é muito bom poder partilhar com todos a minha experiência com alegria e, quem sabe, despertar novos voluntários maristas”, destacou a educadora.

 

A experiência de voluntariado também foi vivenciada pelo casal de voluntários espanhóis María Carmen Escudero Calvo e Pedro Rouco González, que ficou cinco semanas na comunidade de Camaruã, localizada no município de Tapauá (AM). Na ocasião, Carmen, que é professora, contribuiu em aulas de ioga, espanhol e inglês para crianças e adultos, incluindo educadores da Região. Já Pedro, fisioterapeuta e osteopata, realizou atividades de saúde ligadas à sua área de atuação. Ao final da missão, ambos destacaram o desejo de seguir contribuindo com o projeto.

 

WhatsApp Image at

 

 “Volto para a Espanha feliz, querendo transmitir o que vivi e com a clara convicção de que retornarei para uma temporada mais longa, se me permitirem. Agora tenho vontade de levar adiante o projeto que planejamos com os Irmãos!”, ressaltou Carmem.

 

O voluntariado na Amazônia oportuniza a aproximação a contextos e realidades diversos, com o objetivo de promover a vida e ajudar aqueles que mais precisam. Anualmente, a Área de Solidariedade organiza um percurso preparatório virtual, em que são apresentadas as Comunidades Maristas e projetos que acolhem voluntários/as. Para participar, é necessário ter idade igual ou superior a 18 anos e, pelo menos, dois anos de vínculo marista, além de desmonstrar abertura para viver em comunidade. Em caso de interesse e para obter mais informações, o/a candidato/a deve enviar um e-mail para voluntariado@maristas.org.br.

 

Compartilhar artigo