Navegar para Cima

Vida Marista

Pastoral Juvenil Marista (PJM)

​​​​​​Promover a evangelização junto com adolescentes e jovens é a missão da Pastoral Juvenil Marista (PJM). A PJM é uma organização juvenil das unidades maristas que experiencia o desenvolvimento integral da pessoa, a formaç​ão de lideranças, a socialização, a construção da consciência crítica, a vivência da espiritualidade cristã e do carisma marista.

Organiza-se através da vivência grupal, oportunizando a cada adolescente e jovem experienciar a vivência da mística, a realizar descobertas pessoais e coletivas, a ser protagonista de sua vida e na sociedade. O incentivo para construir um presente/futuro pessoal e coletivo o/a desafia a pertencer à PJM por opção/escolha, motivado/a pelo desejo em ser um/a agente transformador/a, um/a protagonista.

A centralidade do processo da PJM está no amadurecimento, na fé e no compromisso adotado pelas juventudes em construir/experienciar a Civilização do Amor, expressão que significa um projeto de sociedade em que valores como justiça, liberdade, fraternidade, solidariedade sejam realidade para todos/as.

Sua abrangência

Atualmente, a PJM está presente em 24 unidades da Rede Marista. No total, são 1.848 participantes com idades que variam de 12 a 29 anos. Eles/as estão divididos/as em 110 grupos. Cada grupo é acompanhado por um/a ou dois/duas jovens chamados/as de Animadores/as, somando cerca de 180, que exercitam o serviço de dinamizar e acompanhar a vivência grupal e o processo da PJM em cada unidade e também na Rede Marista.

O serviço de animação é realizado em conjunto com os/as Assessores/as, cerca de 32, e colaboradores/as maristas que integram o Serviço de Pastoral de cada unidade, exercendo o serviço de acompanhantes do processo de educação e amadurecimento na fé dos/as adolescentes e jovens da PJM.

Em nível de rede, também há a Equipe Provincial que acompanha a PJM de todas as unidades. É composta por membros da Coordenação de Pastoral, por Irmãos Maristas e por dois/duas jovens que são eleitos/as anualmente, totalizando 7 pessoas.

Seus números

24 unidades (18 Colégios, 5 Unidades Sociais e PUCRS)

1.848 participantes

110 grupos

180 Animadores/as

32 Assessores/as​​