Navegar para Cima

Laicato

Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical

Conheça o Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical

​​​​​O que é o Fórum  

Um processo de diálogo e discernimento, para o qual todas as Unidades Administrativas são convidadas e no qual, como Leigos e Leigas Maristas,  pretendemos dar respostas a uma série de perguntas sobre a vocação marista laical​ existentes em diferentes partes do mundo.  

O que originou o Fórum 

  • A dedicação do ano de 2021 à São José, padroeiro dos Maristas e modelo de leigo com o qual podemos aprender muito. 

  • O processo de reconhecimento da vocação marista laical no Instituto que inicia com a criação do Movimento Champagnat e o surgimento de várias manifestações vocacionais leigas, passa pelo XXI Capítulo Geral (2009) e se expressa nos documentos “Em torno da mesma mesa” (2009) e “Ser leigo marista” (2017), “Projeto Vida em Fraternidade do Movimento Champagnat da Família Marista” (2017). 

  • Os encontros distritais, provinciais, regionais e internacionais nos quais se refletiu sobre a vocação marista laical. 

  • Os apelos do XXII Capítulo Geral que, entre outras afirmações, atesta: “O futuro do carisma estará baseado na comunhão de Maristas plenamente comprometidos”. 

Sobre o Lema: 

“Acolher, cuidar, viver e compartilhar a nossa vocação”​ é o lema do Fórum. Abaixo, explicamos qual a proposta de trabalhar essa temática:

  • São as quatro ações características do processo vocacional, em que o Espírito, cada pessoa e a comunidade interagem, dialogam e caminham juntos em uma descoberta e construção permanentes.

  • Pretende mostrar a importância de cada momento e da sua relação em um processo gradual de discipulado que nos impulsiona a ser homem e mulher para os demais, para estar em saída, para ser irmãos e irmãs ao serviço de todos.

  • Lembram as palavras do Ir. Ernesto Sánchez em sua circular “Lares de Luz”, em que nos convida a cuidar da vida e a gerar nova vida.

Iluminação bíblica

A reflexão bíblica abordada no fórum consiste em "Vossos filhos e filhas profetizarão.” (Joel 3,1)​, que representa a imagem de futuro, de projeção, de esperança das novas gerações que darão continuidade ao carisma de Marcelino. Além disso, enfatiza a profecia cujas características são anunciar visionariamente um futuro melhor, denunciar as injustiças e a opressão, e se comprometer fielmente com o amor que vem de Deus.

Quem é o GT  

O Grupo de Trabalho que foi criado para conduzir os processos de discernimento e vivência do Fórum na Província Marista Brasil Sul-Amazônia é composto pelos seguintes membros:​

  • Diego Wust 

  • Edson Schirmer ​

  • Ir. Narciso Camatti 

  • Marcos Broc (Coordenador) ​

  • Maria Inete Maia 

  • Sophia Kath 


​Materiais  

Disponibilizamos aqui materiais preparados para auxiliar no processo do Fórum e nas vivências das atividades em cada Fraternidade e /ou grupo laical: 

Para vivenciar o Fórum: Músicas e suas partituras 


Fichas para nortear os processos do Fórum:

​Como forma de vivenciar o Fórum e estar em sintonia em todas as Províncias do mundo marista, esse processo será guiado por fichas ordenadas de 1 a 5. Para consultá-las, basta acessar essa página do portal do Instituto e fazer o download do material em PDF.


Contato  

Contato: [email protected] 

Fone/Whats: (51) 997000671​

Para saber mais, acesse o site do Instituto Marista com as informações sobre o Fórum Internacional aqui.​​