Navegar para Cima

Laicato

Apresentação

A presença marista no mundo é fruto da comunhão de pessoas movidas pelo carisma de São Marcelino Champagnat.  Ser Leigo/a Marista é uma vocação cristã, algo que toca o coração e leva a responder o chamado de assumir o carisma em nossas vidas. 

​Leigo/a Marista

Os/As Leigos/as Maristas partilham da missão legada pelo fundador junto aos Irmãos, atuando tanto nos empreendimentos quanto reunindo-se em fraternidades, independentemente de possuírem vínculo empregatício ou não. São homens e mulheres que se identificam profundamente com o nosso modo de viver, e procuram seguir Cristo e partilhar os ensinamentos de Maria como fez Champagnat. 

Ao assumir esse compromisso, os/as Leigos/as também se comprometem com três dimensões fundamentais do carisma marista: missão, vida partilhada e espiritualidade. Todos esses aspectos são inseparáveis, pois se vive a espiritualidade na e para a missão, assim como a missão cria e anima a vida partilhada. Essa, por sua vez, é fonte de espiritualidade e missão.​

​​​ Texto auxiliar da imagem

“Cristo nos reúne como Povo de Deus, iguais em dignidade e diferentes em nossos serviços e estados de vida. Todos, e cada um, trabalhamos na única e comum vinha do Senhor com carismas e com ministérios diferentes e complementares. Somos um povo de irmãos porque somos filhos do mesmo Pai" (Em torno da mesma mesa – A vocação dos Leigos Maristas, p. 25)​

Somos Igreja 

Ser Leigo/a Marista é reconhecer-se como parte do Povo de Deus e da Igreja Católica. É formar comunhão com a doutrina católica a partir da prática do evangelho ao estilo de Maria.

São Marcelino Champagnat deixou como legado a devoção à Boa Mãe, Maria, pedindo para que cada Marista vivesse sua missão inspirados em algumas características dela como:

• Confiança em Deus.

• Amor a Jesus e a seu evangelho.

• Espírito de família.

• Simplicidade.

• Solidariedade efetiva e responsável com os pobres.

Procurando praticar essas características, os Leigos e Leigas Maristas estão inseridos em diversas organizações laicais eclesiais. Dentre as funções exercidas, estão participar de grupos de partilha de carismas, seminários e assembleias promovidas pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB.  

Nas cidades e bairros onde cada Leigo/a reside, ou no entorno, a presença laical marista é efetiva em associações assistenciais, pastorais, serviços ministeriais (catequese e liturgia) e em iniciativas que promovem o bem-comum. 


Expressões Laicais Maristas

No mundo marista existem atualmente diversas formas de expressar e viver o laicato Marista. No Brasil, o grupo mais representativo é o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM). Na Rede Marista (Provincia Marista Brasil Sul-Amazônia) também temos o  Movimento Farol como uma forma expressão laical juvenil. Acesse no menu mais detalhes.