Navegar para Cima

Laicato

Movimento Champagnat da Família Marista

​​​​​​​​​​​O Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) é o grupo de Leigos/as reconhecido pelo Instituto Marista e uma das expressões laicas da congregação. Conta com milhares de integrantes ao redor do mundo, que se reúnem em Fraternidades para vivenciar e difundir o jeito marista de ser em suas famílias e comunidades. 

Os integrantes do MChFM encontram-se para celebrar a vida de todas as formas, com todas as suas conquistas e seus desafios diários. Os grupos são acompanhados por um/a animador/a Leigo/a e um Irmão Marista no papel de assessor. Geralmente possuem entre 12 e 15 participantes. Em sua prática, elas aprofundam quatro pilares básicos em torno da missão, da partilha de vida e da espiritualidade: oração, reflexão, vida em comunidade e apostolado.   


35 anos de atuação

Em 2020, a iniciativa celebra mais de três décadas de trajetória, comemorada com a criação de um selo, uma fanpage nacional no Facebook (@mchfmbrasil)​, além do lançamento um vídeo com diferentes depoimentos que traduzem o sentimento de fazer parte dessa família. Confira o vídeo.

MChFM_35anos.jpg

Em 1985, o XVIII Capítulo Geral aprovou oficialmente o Movimento Champagnat da Família Marista, mas sua origem é anterior a essa data. Sua história tem inspiração nos homens e mulheres que ajudaram o Pe. Champagnat nos primórdios do Instituto e que eram chamados de “benfeitores”.

O colaborador Edson Moacir Schirmer, destaca que “o Movimento proporciona encontros, reflexões, vivências e formação permanente de Fraternos/as. A exemplo de Maria que graciosamente serviu o Senhor, os/as Fraternos/as do Movimento colocam-se espontaneamente à serviço do Carisma Marista, sendo ponte e farol de esperança na atual realidade”.

Acesse o Calendário Religioso Marista, que homenageia os 35 anos do Movimento.




Fraternidades

No Brasil Marista atualmente são 89 Fraternidades. No Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Região Amazônia,o MChFM é composto por 33 Fraternidades, que congregam 410 Fraternos/as e 10 Fraterninhos/as – sendo 33 Animadores/as e 21 Assessores.

As Fraternidades estão divididas em oito regiões:​

Serra do RS:

Antônio Prado: Fraternidade Ir. Irineu.

Garibaldi: Fraternidade Magnificat e Fraternidade Boa Mãe.

​Veranópolis: Fraternidade Nossa Senhora Medianeira.


Metropolitana do RS:

Porto Alegre: Fraternidades: Assunção, Bom Pastor, Chamar, Família de Maria, Ir. Firmino ,Ir. José Pasin, Marter Dei, Terna Mãe, Ir. Weibert, Jovem Montagne​ e Marcelino.



Vales do RS:

Bom Princípio: Fraternidade Ir. Moretto

​Montenegro: Fraternidade Lembrai-vos

Novo Hamburgo: ​Fraternidade Sã

o Jacó



Central do RS:

Cachoeira do Sul: Fraternidade Mãe do Redentor

Santa Cruz do Sul: Fraternidade Santa Cruz

Santa Maria: Fraternidades: Santa Maria e Ir. Rovílio Moro

Santo Ângelo: Fraternidade Missões



​Nort​​e do RS:

Erechim: Fraternidades: Amigos de Maria e Nossa Senhora da Esperança

Getúlio Vargas: Fraternidade Ir. Taciano

​Passo Fundo: Fraternidades: Nossa Senhora da Conceição, Mãe Peregrina, Semeando Esperança


Sul do RS: 

Rio Grande: Fraternidade Jesus, Maria, José


Brasília: 

Fraternidade Nossa Senhora do Sorriso


Amazônia:

Porto Velho (RO): Fraternidade São Marcelino da Amazônia

Cruzeiro do Sul (AC): Fraternidade Nossa Senhora da Glória