Usina Fotovoltaica Champagnat I é inaugurada no Recanto Marista do Lami

​​​​​​​​​Na tarde desta terça-feira, 1º de agosto, a Rede Marista inaugurou a Usina Fotovoltaica Champagnat I instalada no Recando Marista do Lami, em Porto Alegre. Com investimento de mais de R$ 3.1 milhões, o projeto é caracterizado como uma usina de médio porte com placas solares instaladas em solo ocupando uma área de aproximadamente 15.000m².

A geração de 780MWh por ano será revertida em créditos para atender 33 unidades maristas, de média e baixa tensão, com energia totalmente limpa. O grande diferencial da usina é o incentivo ao estudo e a pesquisa. Além dos inversores e módulos voltaicos que compõem o sistema de geração de energia, foram instalados no local uma miniestação meteorológica e o sistema off grid

A miniestação meteorológica irá permitir o acompanhamento das condições climáticas, precipitações pluviométricas, velocidade do vento, temperatura dos módulos solares, incidência solar, entre outros. Já o off grid, é um sistema autônomo, não conectado à rede elétrica, que armazena a energia solar excedente em baterias estacionárias para ser utilizada quando não houver produção. 

Usina Fotovoltaica Champagnat I estará aberta para visitação de escolas privadas e públicas da rede estadual e municipal, bem como, para pesquisadores das universidades que desejarem utilizar o espaço para estudos acadêmicos. As visitas podem ser agendadas a partir de setembro de 2023, pelo e-mail usina@maristas.org.br.

O cuidado com a Casa Comum e o incentivo à pesquisa

“A ideia de investirmos na geração de energia limpa é inspirada nos apelos sociais, eclesiais e institucionais que vem sendo feitos. Somos chamados a cuidar da nossa Casa Comum”, enfatizou o Irmão Deivis Fisher, presidente da Rede Marista.

O evento de lançamento da Usina reuniu Irmãos Maristas, lideranças das frentes de missão da instituição, empresas parceiras e representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Estadual de Meio Ambiente.  

Segundo o Irmão Lauri Heck, tesoureiro da Rede Marista, esse investimento cumpre com a missão da instituição marista: “temos o objetivo de educar nossas crianças e jovens para o cuidado com a vida em todos os aspectos, incluindo a preservação do meio ambiente. Dessa forma, incentivamos a formação de uma sociedade com consciência ecológica e sustentável”, avalia. 

O encerramento do evento de lançamento contou com a apresentação da Banda Ecos formada por educandos e educadores do Centro Social Irmão Antônio Bortolini.

Compartilhar artigo

Categorias

Vida Partilhada
Sustentabilidade
Solidariedade
Social
Sem categoria
Representações

Últimas publicações

Agenda Institucional Marista

Fique por dentro do que acontece na Rede Marista

Você também pode gostar